Dia de Viseu celebra-se amanhã com homenagens de mérito municipal

20-09-2016
Dia de Viseu celebra-se amanhã com homenagens de mérito municipal
Município assinala o feriado com cerimónia de atribuição de distinções e a abertura oficial da Festa das Vindimas. Visita "Viseu Misteriosa” encerra programa comemorativo

Viseu assinala amanhã, quarta-feira, 21 de setembro, o seu Dia Municipal, feriado. Nas comemorações serão homenageadas personalidades e instituições de mérito no concelho, em diversas áreas e setores de atividade. Também neste dia arranca o evento que apresenta Viseu como a cidade vinhateira do Dão: a Festa das Vindimas.

A sessão solene do Dia do Município tem lugar às 11H30, no Viriato Teatro Municipal. No total, são quatro as personalidades a homenagear e quatro as instituições locais que irão receber pública distinção do Município.

A João Inês Vaz (arqueólogo, historiador e figura destacada do concelho e da região) será atribuída a Medalha de Valor e Altruísmo a título póstumo.

Já Paulo Sousa (atual treinador de futebol do Fiorentina), Mário Trindade (atleta e embaixador de atletismo adaptado de Viseu) e Tiago Ferreira (ciclista na modalidade BTT/XCM e um dos embaixadores da bicicleta de Viseu) irão receber a Medalha Municipal de Mérito. No caso de Paulo Sousa, a distinção foi conferida em 1989, ano da sua sagração como campeão do mundo de futebol, pela Seleção Nacional de Sub-20.

Entre as instituições locais que serão distinguidas está o Museu Nacional Grão Vasco, que em 2016 celebra o centenário da sua fundação, e que será agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade. Por sua vez, o Aeroclube de Viseu, o Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos” e a Casa de Viseu do Rio de Janeiro receberão a Medalha de Mérito Municipal, na passagem do seu meio século de existência.

Da parte da tarde do Feriado Municipal, terá lugar o concerto da Orquestra Juvenil de Viseu, criada sob o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara, também no Viriato Teatro Municipal, pelas 16 horas.

Pelas 18 horas acontece a abertura oficial da Festa das Vindimas de Viseu, na antiga praça da cidade, o Mercado 2 de Maio. Nesta praça histórica funcionará até domingo, 25 de setembro, o "Mercado de Vinhos & Sabores”, com várias propostas agroalimentares, workshops vínicos e showcookings, um praça de alimentação e diversos momentos de animação musical.

A Festa das Vindimas propõe ainda um vaivém enoturístico e cultural entre o Centro Histórico de Viseu e as quintas do Dão que se associam à iniciativa. A abertura do evento no dia de Viseu reforça a aposta do Município de Viseu e da Viseu Marca em afirmar a cidade como destino vinhateiro. Toda a programação da Festa das Vindimas de Viseu está disponível em www.vindimasviseu.pt.

As comemorações continuam à noite com o concerto de Carolina Deslandes, em estreia na cidade, às 21H30, na Fonte das 3 Bicas. A entrada é livre.

A programação termina com a reposição das visitas "Viseu Misteriosa”, que tiveram lotação sempre esgotada na Feira de São Mateus. O percurso que dá conhecer o "lado B” da cidade – e algumas das suas estórias desconhecidas ou não convencionais – está de volta. Os bilhetes serão vendidos no local de partida – fonte de São Francisco –  e no ponto de informação instalado no "Mercado de Vinhos & Sabores”. As visitas têm início pelas 23 horas dos dias 21 e 22, quarta e quinta.