Duas dezenas de exemplares arbóreos em risco vão ser abatidos

17-06-2019Ambiente
Duas dezenas de exemplares arbóreos em risco vão ser abatidos
Salvaguarda da segurança pública obriga a operação no Parque Aquilino Ribeiro. Substituição progressiva de árvores em curso

No âmbito do protocolo de colaboração com a ESAV – Escola Superior Agrária de Viseu, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Quercus, foi elaborado um inventário arbóreo da cidade de Viseu e criado um sistema municipal de gestão de árvores, tendo sido identificadas exemplares em risco de queda.

Apesar da intervenção de manutenção que o Município tem em curso, com o apoio das referidas entidades, verifica-se a necessidade de, por razões de salvaguarda da segurança pública, proceder ao abate de duas dezenas de exemplares em risco, dispersos pelos 30.000 m2 do Parque Aquilino Ribeiro. Em causa estão alguns exemplares arbóreos de variadas dimensões, nomeadamente carvalho-alvarinho, carvalho-americano e choupo-branco.

Esta operação de abate tem início esta segunda-feira e prolonga-se por cerca de 10 dias.

"Viseu é uma cidade-jardim e essa vocação exige cuidado permanente”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, adiantando que esta intervenção visa "assegurar, em primeiro lugar, a segurança das pessoas que usufruem do parque, não esquecendo, todavia, a sua substituição progressiva”.

No sentido de preservar a sustentabilidade do Parque Aquilino Ribeiro, tem sido política do Município de Viseu apostar na regeneração natural. Todavia, nos locais onde tal não ocorre em percentagem satisfatória, serão plantados exemplares característicos da flora nacional, por forma manter a matriz arbórea deste espaço nobre da cidade e a defender este pulmão verde da cidade-jardim.

Ainda assim, o Município de Viseu tem tido a preocupação de preservar os exemplares mais notórios e nobres, com instalação de estruturas, como é o caso do carvalho-alvarinho situado no relvado, trabalho desenvolvido no final do ano de 2016.

O Município de Viseu apela à melhor compreensão dos munícipes para a possibilidade de, durante a operação de abate, algumas zonas do parque estarem restritas ou condicionadas por questões de segurança.