Saltar para o conteúdo principal

Em 2023, seniores de Viseu continuam a beneficiar de descontos especiais nos passes de transporte público

13-01-2023Mobilidade
Em 2023, seniores de Viseu continuam a beneficiar de descontos especiais nos passes de transporte público
Câmara Municipal aprovou a manutenção da aplicação de um desconto de 50% na aquisição do passe sénior. Desconto não se aplica a utilizadores da rede MUV e Linhas 22 e 23 de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita 

Ao longo deste ano, os seniores residentes no concelho de Viseu vão poder continuar a beneficiar de um desconto de 50% na aquisição do passe de transporte público. A manutenção desta medida, que acontece pelo quarto ano consecutivo, foi aprovada em reunião de Câmara realizada a 22 de dezembro de 2022.

Este desconto é aplicado sobre as tarifas após o desconto PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes), sendo o restante valor, dentro dos 50%, assumido pela autarquia viseense. 

Podem beneficiar deste desconto cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Viseu, e que não sejam utilizadores da rede MUV e Linhas 22 e 23 de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita. Isto porque, nestes casos, os seniores já beneficiam de um desconto de 50%, não sendo os valores cumulativos, por uma questão de equidade.

Para requerer o passe sénior, cada pessoa deve dirigir-se aos serviços administrativos dos respetivos operadores de transporte público que se encontram no Centro de Operações e Mobilidade de Viseu (COMV) – Berrelhas, Transdev, Marques e União do Sátão -, fazendo-se acompanhar de uma fotografia e um documento de identificação (Cartão de Cidadão), bem como de uma declaração da Junta de Freguesia que ateste a sua idade e residência. Posteriormente, deverão voltar a deslocar-se ao COMV para levantamento do passe, uma vez que este não é emitido na hora. 

"É um apoio adicional às despesas mensais de uma faixa etária que, muitas das vezes, não dispõe de um orçamento mensal elevado ou estável para fazer face a necessidades básicas, como são as deslocações do quotidiano – idas ao médico, à farmácia, ao supermercado ou outras”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. "A autarquia continua ao lado dos seus munícipes, apoiando com políticas e medidas que façam a diferença na sua qualidade de vida”, conclui. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi