Escolas de Viseu garantem alimentação para alunos carenciados durante o período de interrupção letivo

21-01-2021COVID-19
Após decisão do Governo anunciada hoje, as escolas do concelho estarão encerradas a partir de amanhã. Cinco estabelecimentos de acolhimento mantêm-se abertos

O Município de Viseu vai manter as refeições escolares para todos os alunos do 1º ciclo com escalão A ou B dos Serviços de Ação Social Escolar (SASE). No que respeita ao 2º ciclo e ensino secundário, o apoio será também assegurado, sendo que a gestão, organização e disponibilização das refeições passa por cada um dos agrupamentos escolares.

À semelhança do que aconteceu durante o primeiro confinamento, para evitar deslocações mais longas e desnecessárias, os alunos do 1º ciclo, ou familiar, com escalão do SASE, podem levantar as respetivas refeições na sua escola de origem. Saliente-se ainda que, durante o dia de amanhã, os funcionários permanecerão nestes estabelecimentos escolares para esclarecer os pais e apoiar quem não tenha tido acesso à informação.

Para apoiar os profissionais de saúde e outros que desempenham funções consideradas indispensáveis, cujos filhos frequentem a escola pública, estão já definidos cinco estabelecimentos que se manterão abertos e funcionarão como escolas de acolhimento: EB Ribeira, EB Mestre Arnaldo Malho, EB Aquilino Ribeiro, EB Prof. Rolando Oliveira e EB 2,3 de Mundão. Se a procura justificar, e com a preocupação de ajustar às necessidades dos encarregados de educação, poderão ser equacionados novos espaços. Informa-se, também, que os transportes escolares estarão suspensos durante este período.

Recorde-se que o Governo optou pela interrupção, por 15 dias, de todas as atividades letivas, que deverá ser compensada nas férias da Páscoa ou no Verão. Nesse sentido, não haverá ensino à distância ou tarefas escolares. "Ninguém queria este desfecho. Desde logo os pais, em teletrabalho ou não, que certamente terão de adaptar o seu dia-a-dia. E, especialmente, as nossas crianças, que terão o normal percurso escolar mais uma vez interrompido. Mas era inevitável, pelo que me congratulo e apoio o Governo por esta decisão e não me arrependo de termos lançado, já há duas semanas, esta proposta a nível do concelho, com um claro eco a nível nacional”, afirma António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.