Saltar para o conteúdo principal

Conteúdo Relacionado

Estão abertas as candidaturas para o Prémio “A. de Almeida Fernandes”, de 2021

15-04-2021Cultura
Estão abertas as candidaturas para o Prémio “A. de Almeida Fernandes”, de 2021
Iniciativa anual propõe-se a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa. Fase de candidaturas decorre até 31 de julho

O Prémio A. de Almeida Fernandes regressa em 2021 e tem já a sua fase de candidaturas a decorrer até ao dia 31 de julho.

A iniciativa anual, que decorre no âmbito de um protocolo estabelecido entre os Municípios de Viseu e Ponte de Lima, tem como principal objetivo reconhecer e incentivar os estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, do século VIII ao final do século XIV. Uma homenagem a Armando de Almeida Fernandes, professor, investigador e autor de uma notável obra histórica nesta matéria, a qual permitiu descobrir, compreender, preservar e valorizar as origens e identidade de vários concelhos do país, inclusive de Viseu.

Neste período de candidaturas, poderão ser enviados, exclusivamente em formato eletrónico, para biblioteca@cmviseu.pt, trabalhos editados nos dois anos anteriores e obras originais não publicadas, de um autor ou do resultado da parceria entre autores. Podem apresentar-se a concurso obras de autores e editores de qualquer nacionalidade, desde que seja acompanhadas da versão em Língua Portuguesa ou Língua Castelhana.

A apreciação dos estudos apresentados a concurso é feita por um Júri, constituído por três individualidades de reconhecida competência na área, que farão a apreciação dos trabalhos concorrentes. O autor (ou autores) galardoado com o Prémio receberá um montante pecuniário de 2500 euros.

Na sequência do protocolo estabelecido entre ambos os Municípios, por um período de quatro anos (2018 e 2021), com a possibilidade de ser renovado, cumpre a Viseu a realização, no presente ano, do Prémio A. de Almeida Fernandes e a atribuição do mesmo, posteriormente, em cerimónia pública.

Consulte toda a informação no regulamento, disponível AQUI.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi