Saltar para o conteúdo principal

Exposição “MILHO - mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” no Museu de História da Cidade, em Viseu

13-12-2022Cultura
Exposição “MILHO - mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” no Museu de História da Cidade, em Viseu

Exposição temporária destaca projetos de ilustração dos alunos de Artes Plásticas e Multimédia, da Escola Superior de Educação de Viseu


Amanhã, dia 14 de dezembro, pelas 17 horas, o Município de Viseu inaugura, no Museu de História da Cidade, a exposição "MILHO - mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora”.


Em 2021, o Município de Viseu, através do Museu de História da Cidade (MHC), juntou alunos de Artes Plásticas e Multimédia (APM), da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), para os guiar pela cidade e contar lendas e histórias locais.

Esta mostra apresenta ilustrações produzidas na Unidade Curricular de Desenho III e o processo criativo desenvolvido pelos alunos para investigar, imaginar e ensaiar personagens, cenários e episódios de lendas e histórias de outrora.

Na Unidade Curricular de Desenho III pretende-se que os estudantes de Artes Plásticas e Multimédia consolidem e desenvolvam as competências adquiridas no desenho, nos semestres anteriores, mobilizando-as no âmbito da comunicação visual e desenvolvendo novas competências na área da ilustração. Neste sentido, aborda-se um tipo de aprendizagem baseada em projetos.

Esta mostra e a relação com o Museu de História da Cidade dá, assim, a oportunidade aos estudantes de implementar os seus projetos num contexto para além da escola, desenvolvendo uma perceção das suas necessidades de formação para a vida profissional futura. Aproxima, também, as duas instituições (ESEV e MHC) e envolve os estudantes tanto na produção cultural da cidade de Viseu, como no conhecimento do seu património histórico local.

São abordados, nesta mostra, o mistério da Cava de Viriato e as lendas de João Torto, de Gaia e do Castanheiro do Amores.

A Exposição "MILHO – mostra de ilustração de lendas e histórias de outrora” pode ser visitada até 11 de fevereiro de 2023, no Núcleo de Exposições, Piso 0.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi