Saltar para o conteúdo principal

Exposição “Santos Populares: Entre a devoção e a festa” inaugura esta sexta-feira, no Museu Almeida Moreira

08-06-2022Cultura
Exposição “Santos Populares: Entre a devoção e a festa” inaugura esta sexta-feira, no Museu Almeida Moreira
O Museu Almeida Moreira acolhe a partir desta sexta-feira, dia 10 de junho, pelas 16 horas, uma nova exposição temporária, intitulada "Santos Populares: Entre a devoção e a festa”, resultado de uma parceria entre a Diocese de Viseu, através do Departamento dos Bens Culturais, e o Município de Viseu.  

A inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, da Vereadora da Cultura, Turismo e Património, Dr.ª Leonor Barata, do Bispo de Viseu, D. António Luciano, e da Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais, Dr.ª Fátima Eusébio. 

"As celebrações dos três santos populares, Santo António, São João e São Pedro, revestem-se de diversas expressões, onde a vivência da fé se cruza com realizações mais profanas, assumindo sempre uma ambiência de festa e alegria. Neste projeto expositivo perspetivou-se a integração desta simbiose entre a devoção e a festa, tão marcante na tradição cultural portuguesa. 

Expõem-se diversas esculturas e pinturas dos santos ditos populares, expressivas da veneração das comunidades e representativas dos programas iconográficos que lhe estão associados e são mais recorrentes no território da Diocese de Viseu. A piedade popular é evidenciada pela presença de pagelas e das referências a algumas tradições aliadas aos santos juninos. A colocação de algumas peças associadas às procissões remete-nos para o significado profundo que elas têm para os fiéis enquanto caminhada de oração do Povo de Deus e ação evangelizadora. 

Ainda que de forma meramente indicativa, também se evocam os arraiais e a diversão popular através dos característicos enfeites de rua e de algumas quadras do cancioneiro popular.

As cerca de quatro dezenas de peças expostas são provenientes das paróquias de Bodiosa, Couto de Baixo, Ferreira de Aves, Lordosa, Pindo, Pinheiro de Aguiar, São Joaninho, São Pedro do Sul, São Salvador, Sátão, Senhorim, travanca de Tavares, Vila Maior e Vouzela, bem como da Confraria de Santo António de Viseu, da Ordem Terceira de São Francisco e dos Seminários da Diocese de Viseu. 

Departamento dos Bens Culturais”

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi