Saltar para o conteúdo principal

Final da “Volta a Portugal em Bicicleta” é no próximo domingo, em Viseu, e vai motivar condicionamentos ao trânsito

09-08-2021Desporto
Final da “Volta a Portugal em Bicicleta” é no próximo domingo, em Viseu, e vai motivar condicionamentos ao trânsito
Etapa de Contrarrelógio Individual terá partida e chegada na Avenida da Europa. Percurso abrange as Freguesias de Viseu, Abraveses, Campo e Lordosa

A Cidade-Jardim volta a ser um dos palcos principais da reconhecida prova de ciclismo nacional, a Volta a Portugal em Bicicleta, já no próximo domingo, dia 15 de agosto. Este ano, é mesmo anfitriã da 10ª e última etapa, de Contrarrelógio Individual, que decide quem sobe ao pódio e vence esta 82ª edição. 

A prova contempla um percurso de 20,3 quilómetros e abrange as Freguesia de Viseu, Abraveses, Campo e Lordosa. A Avenida da Europa é ponto de partida e chegada, com o primeiro ciclista a iniciar o percurso pelas 14 horas e o último ciclista pelas 17 horas.

A realização desta prova implicará o corte de trânsito ao longo de todo o percurso, o qual irá contemplar as seguintes vias/localidades: saída pela Avenida da Europa; EN2; Rotunda (oval) em frente p/ EN2, Av. T. Cor. Silva Simões; EN2; Moure de Madalena; Campo de Madalena; EN2; Rotunda em frente p/ Lordosa - Calde, N2; Bigas; À direita p/ Sanguinhedo - Lageosa - Estrada Principal; Quintãs; Lageosa; Fermentelos; Folgosa; Avenida do Aeródromo; Esquerda/direita p/ Moure de Carvalhal, M568; Moure de Carvalhal, M568; Viaduto IP5, Av. Pintor; À esquerda p/ Rua Caixa; À direita p/ Rua Nova de Santiago; Rotunda à esquerda p/ Circular; Rotunda à direita p/ Av. Cidade de Salamanca; Rotunda em frente p/ túnel; Rotunda (Cibernética) à direita. p/ Av. Europa; Chegada à Avenida da Europa.

No terreno, serão sinalizados percursos alternativos às vias interditadas, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente destes cortes de trânsito junto da população. Como principais alternativas, destacam-se as seguintes: 
- A entrada em Viseu será realizada pela via Norte/Castro Daire, com desvio nos semáforos em Bigas, via Paçô – Ribafeita – EN16;
- A saída das zonas residenciais de Bassar/Moure de Madalena será realizada via EN2 – IP5 (com trânsito alternado); 
- A saída para Viseu Centro a partir das zonas residenciais do Bairro da Cumieira e Bairro da Cimalha será realizada via Rua do Janeleiro – Abraveses – Avenida da Bélgica ou para outras direções via EN2 – IP5;
- A saída de Viseu, a partir do núcleo urbano, será realizada através da EN16 Norte, via Avenida Cidade de Aveiro – Orgens – Santo Estevão;

Aos munícipes que residem na Freguesia de Lordosa, em especial nas localidades de Folgosa, Lajeosa, Fermentelos, Quintãs e outras próximas, e que pretendam ausentar-se das suas habitações em viatura própria, entre as 13 horas e as 18H30 deste dia 15 de agosto, o Município de Viseu sugere que possam tomar conhecimento, avaliar antecipadamente as alternativas de saída e que estacionem, preferencialmente, fora do perímetro do percurso da prova, pois este ficará restrito ao longo de toda a tarde de domingo. 

Com vista a minimizar os incómodos causados, a coordenação de saídas, alterações de sentido de trânsito e/ou circulação alternada será coordenada e operacionalizada no terreno pelos comandos locais da PSP e GNR. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi