Freguesias de Côta, Silgueiros e Abraveses vencem concurso “Rota dos Presépios de Viseu”

27-01-2023Cultura

Iniciativado programa VISEU NATAL contou com a participação de todas as Freguesias doconcelho. No total, foram 25 os candidatos

As Freguesias de Côta,Silgueiros e Abraveses foram as grandes vencedoras da edição de 2022 doconcurso "Rota dos Presépios de Viseu”, conquistando o 1º, 2º e 3º prémiorespetivamente. A iniciativa, que integrou a programação do VISEU NATAL,atribuiu ainda o prémio de Menção Honrosa às Freguesias de Calde e Viseu.

Acerimónia de anúncio dos vencedores decorreu esta tarde, 27 de janeiro, noSalão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação do Presidente daCâmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e da Vereadora da Cultura, LeonorBarata.

Aosvencedores foram atribuídos prémios no valor de 1250 euros (1º lugar), 1000euros (2º lugar) e 700 euros (3º lugar).

Odesafio, lançado pelo Município de Viseu em parceria com as Juntas deFreguesia, teve como objetivos a promoção e revitalização da tradição culturalda construção de um Presépio, em cada uma das Freguesias, e visou promoverpráticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, contribuindo paraa valorização de talentos artísticos e para o fomento das diferentesidentidades locais.

Esteano, o júri do concurso foi composto pela artista Ana Seia de Matos, pelaCoordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, FátimaEusébio, e pelo fotógrafo profissional José Alfredo.

Acriatividade na conceção e nos materiais utilizados, a inclusão de marcasidentificativas da Freguesia e a inovação introduzida nos materiais utilizadospara a produção dos Presépios foram alguns dos critérios levados em conta pelojúri.