“Histórias de um lugar” regressa à Quinta da Cruz e reaviva memórias junto da comunidade

07-11-2022Cultura

Exposição temporária, da artista visual María Jesús Agra, coloca em destaque pessoas, lugares e histórias que constituem a identidade da Quinta e da sua envolvente

O Município de Viseu inaugurou no passado sábado, dia 5 de novembro, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, a exposição "Histórias de um lugar”, da artista visual María Jesús Agra. Uma mostra que conta ainda com a parceria da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV).

Resultado de uma residência artística realizada na Quinta da Cruz, em 2020, esta exposição foi exibida, pela primeira vez, também nesse ano. Neste mês de novembro, regressou ao Centro de Arte Contemporânea, reabrindo o baú de memórias, histórias e pessoas que fazem a identidade da Quinta e da sua envolvente.

"O desafio foi grande, interagir como pessoas não é fácil, sobretudo quando não se domina o idioma (português). Mas os desafios são sempre emocionantes e aceitei o convite de bom grado. Entrei no trabalho sem nenhuma ideia preconcebida, tendo no entanto claro que as histórias daquele lugar iriam ser as minhas histórias, histórias do que é interpretado depois de escutar e analisar todas as ressonâncias que me poderiam deixar. Palavras, gestos, sons, aromas...”, relatou a artista, na chegada à Quinta da Cruz, em fevereiro de 2020. "Comecei a perceber que todas as histórias estavam interligadas, cada uma completava outra e vice-versa, tecendo um mapeamento de sentimentos, memórias, experiências, afetos”, confessou.

A Dna. Ana Gil (antiga costureira que trabalhava para a família que habitava a Quinta), o Sr. Firmino Toipa (moleiro), a Dna. Maria Teresa de Mendonça (antiga proprietária da Quinta), a Dna. Rosa María das Neves (antiga cozinheira na Quinta) e o Sr. José Alberto Pereira são os protagonistas desta exposição, pessoas ligadas à Quinta da Cruz, ao Rio Pavia e aos seus moinhos, que conversaram com a artista e com ela partilharam recordações.

Na sua estadia em São Salvador, María Jesús Agra procurou absorver todos os sons, cheiros, emoções, imagens e sentimentos daquele espaço, que impulsionaram a sua criação, traduzida em "histórias encaixadas” e outras peças artísticas, as quais o público pode agora (re)visitar.

"Decidimos trazer novamente à luz do dia esta mostra única da María Jesús Agra, criando uma nova oportunidade para os visitantes mergulharem na identidade deste lugar mágico que é a Quinta da Cruz, através de um conjunto de peças artísticas impregnadas de histórias e memórias”, salientou a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Leonor Barata. "Este é um convite irrecusável para conhecer de perto o passado que nos leva até ao nascimento do nosso Centro de Arte Contemporânea, hoje um palco cultural e artístico de referência”, concluiu.

A exposição "Histórias de um lugar” pode ser visitada no Centro de Arte Contemporânea até 19 de março de 2023.