Incentivos à recuperação de edifícios e benefícios fiscais na ARU contabilizam 260 mil euros

22-07-2022Município
O Município de Viseu tem desenvolvido um sistema de incentivo à recuperação de edifícios pertencentes à Área de Reabilitação Urbana de Viseu (ARU) que, no ano de 2021, contabilizou um valor de 130 mil euros em redução de taxas de alvarás, ocupação da via pública, entre outros incentivos.

No que concerne a benefícios fiscais, que se traduzem em reduções de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o valor apresentado é, igualmente, de 130 mil euros.

São 260 mil euros investidos pelo Município na reabilitação do edificado, tendo em vista a melhoria da qualidade do meio urbano do Centro Histórico.

Ainda relativamente a este tema, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, comunicou que o Município pretende notificar, dentro de dias, os serviços públicos e as instituições financeiras que detêm edifícios a necessitar de reabilitação.

Pretende-se com isto que estes apresentem um plano de reabilitação para os mesmos, contando com o incentivo do Município nas majorações e minorações das taxas de IMI, nos incentivos diretos com redução de taxas ou com os programas de incentivo à reabilitação de fachadas.

"Não podemos permitir que a vetustez do edificado destas instituições prejudique o ambiente urbano e atrase a requalificação de todo o Centro Histórico que queremos dinâmico e atrativo”, afirmou o Presidente da autarquia.