Literatura portuguesa e cinema protagonizam nova exposição da Biblioteca Municipal de Viseu

04-11-2020Cultura
"Grandes Escritores na Sétima Arte” inaugura este sábado, dia 7 de novembro, pelas 16 horas

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, lança em 2020, o ano em que a cidade se assume como destino "instagramável” e território cinematográfico, uma exposição inédita que apresenta um vasto leque de obras de conceituados escritores portugueses, as quais deram origem a grandes histórias, catapultadas para o grande ecrã por realizadores portugueses e estrangeiros.

"Grandes Escritores na Sétima Arte” inaugura no próximo sábado, dia 7 de novembro, pelas 16 horas, e contará com a presença do Vereador da Cultura e Turismo do Município de Viseu, Jorge Sobrado.

São 12 os escritores portugueses, do século XIX e XX que, pela sua vida e obra, a Biblioteca Municipal convida a conhecer ou revisitar através da leitura e do cinema.

Desde logo, desta exposição fazem parte a conceituada obra "Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, cuja narrativa deu origem ao filme homónimo, do cineasta Manoel Oliveira, datado de 1977, rodado parcialmente em Viseu, na Casa de São Miguel e na Fonte de São Francisco, a outras como o "Ensaio sobre a cegueira”, do prémio Nobel da Literatura José Saramago, adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles, ou "O Homem Duplicado”, realizado pelo canadiano Denis Villeneuve.

"Os Maias” e "O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós; o "Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa; "Cartas de Guerra”, de António Lobo Antunes”; ou "Manhã Submersa” e "Aparição”, de Vergílio Ferreira, são outros dos títulos e autores aqui retratados e cujas histórias inspiraram a rodagem de grandes filmes. Júlio Dinis, José Cardoso Pires, Lídia Jorge, Mário Zambujal, Agustina Bessa-Luís e Jorge de Sena compõem ainda o conjunto de autores eleitos para esta exposição, aberta ao público até fevereiro de 2021.

Face ao atual contexto da pandemia COVID-19, e de forma a garantir o cumprimento das normas estipuladas pela Direção-Geral de Saúde, a participação na inauguração tem lotação limitada e exige inscrição prévia, a qual pode ser realizada através do email biblioteca@cmviseu.pt.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva é um dos equipamentos culturais do Município de Viseu que possui o selo "Clean&Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, e que atesta a garantia de segurança aos utilizadores e visitantes do espaço, nomeadamente através da sinalização das salas com as recomendações e normas de prevenção no âmbito da pandemia, assim como de avisos relacionados com o distanciamento social e com as normas de etiqueta respiratória.