Mais de 200 refugiados ucranianos já foram apoiados pela rede solidária viseense

29-04-2022Município
Entidades envolvidas disponibilizam bens alimentares e vestuário, assim como informação e ferramentas úteis para a integração das famílias

A rede solidária constituída pela Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação de Ucranianos de Viseu continua a apoiar os mais de 200 refugiados que nos últimos dois meses chegaram a este concelho.

Nos mais de 500 atendimentos realizados na semana passada, na Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social da autarquia, no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e Loja Solidária do IPV , foram dadas respostas a refugiados de Viseu e arredores, nomeadamente de concelhos como Mangualde, Vouzela, Carregal do Sal, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul.

Foram registados mais 66 pedidos para a frequência de aulas de língua portuguesa, registados mais 12 alunos nas escolas do 1º e 2º ciclo, deslocalizados 3 refugiados para Itália, realojadas outras 6 pessoas, além dos muitos apoios em alimentação e bens de primeira necessidade.

A rede recebeu o reforço da Junta de Freguesia de Viseu no apoio ao fornecimento de óleo, azeite, farinha, açúcar, guardanapos, papel higiénico, flocos e cereais para crianças e jovens, artigos de higiene pessoal, artigos de higiene íntima para mulher e homem, além de artigos de puericultura, que têm tido mais procura por parte das famílias instaladas. Para este tipo de artigos ou roupa de verão para mulher, adolescentes e crianças, a Loja Solidária do IPV acolherá com agrado a solidariedade dos viseenses.

As entidades envolvidas nesta rede solidária reforçam o apelo a quem tenha alojamento disponível a título gracioso ou renda solidária, bem como empresários que disponham de ofertas de emprego, que manifestem essa disponibilidade nos serviços sociais da Câmara Municipal ou no CLAIM, através do email claim.politecnicoviseu@sc.ipv.pt.

Dá-se ainda nota que este sábado, dia 30 de abril, pelas 14H30, a rede social estará presente no apoio à Caminhada Solidária da Casa de Saúde São Mateus e, diariamente, no apoio à comunidade ucraniana.