Município aloca 156 mil euros à execução de planos de atividades no âmbito do EIXO CULTURA VISEU

29-06-2022Cultura
Protocolos do Eixo 5 do programa municipal foram ontem celebrados com 8 promotores e agentes culturais

O Município de Viseu celebrou ontem, dia 28 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os protocolos alusivos ao Eixo 5 ("Atividades”), do programa municipal EIXO CULTURA VISEU.

Globalmente, este financiamento representa um montante de cerca de 156 mil euros, dos quais 125 mil dizem respeito a apoio financeiro, neste caso para a concretização de planos anuais de atividades de 8 promotores e agentes culturais do concelho (NICHO – Associação Cultural/Cem Palcos, ArDemente Associação Artística, Escola de Dança Lugar Presente, Cul de Sac – Produtora Cultural, Lda., Acrítica CRL, Gira Sol Azul, Palco D’Argumentos e AFTA - Associação de Fomento de Teatro Amador).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "estes momentos de assinatura são simbólicos, mas representam um passo de enorme relevância no efetivar de um compromisso entre a autarquia e os agentes culturais, para a promoção e valorização das ideias e projetos que nascem no meio artístico. O apoio à concretização destes planos de atividades refletir-se-á numa agenda cultural e criativa com propostas de qualidade, para vários públicos e espaço. É a Cultura ao serviço da comunidade”.

Recorde-se que o Eixo 5 deste programa municipal de apoio à Cultura destina-se a apoiar a execução de plano anual de atividades, calendarizados até 31 de dezembro de 2022, nas seguintes áreas e expressões artísticas: artes performativas - música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais – artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, num ou mais dos seguintes domínios: criação/produção, programação/difusão, formação e edição.