Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu abre candidaturas ao EIXO CULTURA para as modalidades de apoio anual

09-11-2022Cultura
Município de Viseu abre candidaturas ao EIXO CULTURA para as modalidades de apoio anual

Programa municipal de apoios coloca à disposição até 800 mil euros para o ano 2023, dos quais até 460 mil para novos projetos. Os promotores de eventos-âncora, com apoio quadrienal aprovado, terão que solicitar a renovação para os anos seguintes

Agentes e promotores culturais do concelho de Viseu podem apresentar, a partir de hoje, as suas candidaturas ao programa municipal EIXO CULTURA, nomeadamente a três eixos que integram uma modalidade de apoio financeiro e não financeiro anual (ano 2023). O prazo de candidaturas decorre até às 17 horas do dia 30 de novembro de 2022 e estas podem ser feitas através do envio dos documentos indicados nas normas, para o email cultura@cmviseu.pt.

Nesta 2ª edição do programa, registam-se algumas alterações nos eixos disponíveis, já que há dois que se fundem: o respeitante às "Atividades” e à "Programação Artística” para um único Eixo – o número 3 -, que passa a designar-se por "Programação Artística”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "renovam-se as oportunidades para que os agentes e promotores culturais do nosso concelho possam concretizar os seus projetos. Também a autarquia renova o seu compromisso, disponibilizando financiamento municipal para apoiar a Cultura e as Artes”. "É um esforço conjunto e um trabalho em rede em prol da comunidade, quer a que participa da criação, como quem dela usufrui”, afirma o Presidente. 

Neste sentido, temos o eixo 2, dedicado à Criação Artística, e que se destina "a apoiar a criação, entendida como processo de elaboração criativa, em diferentes fases: conceção, desenvolvimento e apresentação de projetos culturais no Município de Viseu, não integrados em eventos, nas seguintes áreas e expressões artísticas: artes performativas - música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais - artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação e da edição”. Integram este eixo de apoio duas medidas: a primeira focada na criação/produção e a segunda a edição.

O novo eixo, o número 3, designado por Programação Artística, está vocacionado para "apoiar projetos e iniciativas de programação artística com o objetivo de reforçar a oferta cultural nas suas diversas manifestações, enquanto investimento de desenvolvimento cultural e de democratização no acesso à cultura, contemplando, também, ações culturais e artísticas que se desenvolvam, de forma pontual ou regular, no território de Viseu, nas áreas e expressões artísticas: artes performativas - música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais - artes plásticas e fotografia; artes de rua; promoção do livro e da leitura; cruzamento disciplinar, num ou mais dos seguintes domínios: criação/produção, programação/difusão, formação e edição; e ações que concorram para o desenvolvimento e valorização da cultura tradicional, nas áreas do património, etnografia, música, literatura popular, artesanato e produtos locais”.

Este contempla também duas medidas, uma das quais privilegia os projetos, ações e atividades que contribuam para a preservação, valorização e divulgação da cultura tradicional.

Já o eixo 4, Emergentes, tem como objetivo "apoiar o primeiro projeto de artistas emergentes ou projetos de artistas com idade igual ou inferior a 30 anos, nas seguintes áreas e expressões artísticas:  artes performativas - música, teatro, dança, cinema e multimédia; circo contemporâneo; artes visuais - artes plásticas e fotografia; artes de rua; literatura; cruzamento disciplinar, nos domínios da criação/produção, programação/difusão e edição, com o objetivo de identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de criadores; novos modelos de criação, exibição e exposição”.

Globalmente, o montante financeiro disponível que o Município aloca a estes três eixos é de um máximo de 460 mil euros: até 150 mil para o eixo 2; até 260 mil para o eixo 3; e até 50 mil para o eixo 4. A este montante soma-se ainda a verba de 340 mil euros, a atribuir ao eixo 1, para os projetos que se inserem na modalidade de apoio quadrienal.

Neste contexto, é de realçar que os agentes e promotores culturais cujos projetos foram aprovados no âmbito do eixo 1 – Parcerias de Programação ("Eventos-Âncora”), na modalidade de apoio quadrienal, terão de solicitar a respetiva renovação do mesmo para os anos subsequentes, num período temporal específico a indicar pelo Município, oportunamente.

Toda a informação sobre as candidaturas, nomeadamente normas do programa, formulário e outras, estão disponíveis AQUI


Uma descentralização cultural muito positiva na edição 2022 do EIXO CULTURA


A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Leonor Barata, mostra-se satisfeita com os resultados do programa municipal de apoio à Cultura na sua 1ª edição, destacando o caráter descentralizado dos projetos e/ou iniciativas, assim como a variedade de expressões artísticas que estes refletiram.

"No primeiro ano do EIXO CULTURA não podemos deixar de fazer um balanço muito positivo dos projetos aprovados, da sua implementação e de toda a dinâmica criativa e artística que estes proporcionaram junto da comunidade”, refere a Vereadora.

"Não deixámos de destacar projetos de renome, já consolidados e com várias edições, mas demos também palco a novas ideias, criações e talentos, construindo uma agenda cultural bastante eclética, descentralizada, para todos”, conclui.

Em 2022, foram 39 os projetos aprovados, no âmbito dos cincos eixos definidos, com um financiamento municipal efetivo de 762.900 mil euros. Globalmente, registaram-se 104 candidaturas por parte de agentes e promotores culturais.

Ao nível da sua implementação, os projetos abrangeram, de forma direta ou indireta, 15 Freguesias do concelho, destacando-se no topo, a seguir a Viseu – aquela com maior expressão -, as Freguesias de Repeses e São Salvador, Coutos de Viseu e Abraveses.

A música, o teatro, a oficina e o cinema são as quatro expressões ou disciplinas artísticas com um maior número de atividades, tendo havido também espaço para a dança, a exposição, a poesia/leitura, os mercados, o conto ou a animação de rua.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi