Município de Viseu aprova por unanimidade nova Avenida António Almeida Henriques

13-05-2021Município
Executivo municipal decidiu atribuir a nova designação a troço da estrada Nacional 231 em homenagem ao anterior Presidente da Câmara

A Presidente da autarquia viseense, Conceição Azevedo, propôs atribuir o nome de António Almeida Henriques ao troço da Nacional 231, entre a rotunda da estátua de D. Afonso Henriques (no cruzamento com a Avenida Capitães de Abril) e a rotunda de acesso ao Parque Industrial de Coimbrões. A nova Avenida António Almeida Henriques foi aprovada hoje, por unanimidade, em reunião de Câmara.

O Município de Viseu já tinha anunciado, há cerca de um mês, esta intenção que agora se concretiza. Nessa ocasião, o Executivo aprovou a atribuição da Medalha de Ouro ao Presidente António Almeida Henriques, pelo "reconhecimento dos serviços de excecional relevância prestados ao Concelho de Viseu”, tendo em consideração o disposto no artigo 3º. do Regulamento dos Galardões Municipais. A designação do Polo Arqueológico de Viseu foi também alterada para incluir o nome de António Almeida Henriques.

Posteriormente, e partindo de uma iniciativa do Executivo, a Assembleia Municipal de Viseu confirmou, no final do mês de abril, a atribuição do Viriato de Ouro ao Presidente que liderava os destinos do concelho desde 2013. Este galardão – a mais elevada condecoração de Viseu – será simbolicamente evocado e entregue, a par da Medalha de Ouro Municipal, a 21 de setembro, Dia do Município. "Trata-se de um reconhecimento póstumo e muito merecido ao Homem que projetou, sonhou e pôs em prática um projeto concertado para o concelho de Viseu, sempre com cuidado e preocupação com a felicidade, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade”, afirma Conceição Azevedo.

O Município de Viseu irá ainda ponderar, a seu tempo, a atribuição do nome de António Almeida Henriques a um edifício que represente "realmente a abrangência do sonho que sonhou para Viseu”. "Para além das distinções, que são inteiramente justas, continuamos empenhados em todos os dias honrar os compromissos assumidos pelo nosso Presidente e em concretizar a sua visão. Esta é a melhor homenagem que lhe podemos prestar”, reitera a Presidente da Câmara.

Na sessão de hoje foi ainda aprovado um Voto de Pesar pelo falecimento do "Capitão de Abril”, Arnaldo Costeira, um dos grandes protagonistas do 25 de abril de 1974, onde desempenhou um papel relevante no plano de Marcha e Operações levado a cabo pelo Regimento de Infantaria nº14 de Viseu.