Município de Viseu assinala o Dia Mundial dos Avós, a 26 de julho

18-07-2022Desporto
Município de Viseu assinala o Dia Mundial dos Avós, a 26 de julho

A programação conta com várias atividades dirigidas aos participantes do programa municipal Atividade Sénior e à comunidade em geral

No próximo dia 26 de julho, em Viseu, assinala-se o Dia Mundial dos Avós com um conjunto de iniciativas multidisciplinares e descentralizadas que pretendem promover a intergeracionalidade e a participação em família.

Do vasto programa constam atividades de promoção da atividade física, atividades artísticas e culturais, ambientais, musicais e desportivas. Pretende-se um dia repleto que enfatize e potencie experiências positivas, momentos de convívio intergeracional ativo, saudável e feliz.

"Reconhecendo o papel fulcral dos avós na sociedade e contexto familiar, não poderíamos deixar de celebrar este dia. Proporcionar-lhes experiências novas e enriquecedoras, fortalecer laços com os seus netos é o objetivo deste dia que preparamos para os avós do nosso concelho”, realça o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas.

O programa conta com caminhadas inseridas na Rede de Percursos Pedestres, atividades de Wellness, oficinais e atividades nos Museus Keil Amaral, Museu do Linho, Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira e Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea de Viseu. Além disso, vão decorrer várias visitas guiadas e interpretativas, como também experimentação de várias modalidades desportivas e atividades organizadas no âmbito do programa municipal Atividade Sénior e do projeto Música Ativa para Seniores.

No final da tarde, todos os avós e netos da comunidade são convidados a participarem na iniciativa "Avós e Netos, +ativos, +saudáveis e +felizes!”, que irá decorrer no Parque Aquilino Ribeiro. No pulmão verde da cidade, pretende-se celebrar a felicidade e a intergeracionalidade, nomeadamente através do concerto do projeto "A Voz do Rock”, da Associação Gira Sol Azul; a apresentação "Nunca é Tarde Demais”, do Animador Sociocultural Ângelo Valente; e, ainda, atividades lúdicas, como os "Jogos do Hélder”.

"Que todos os avós terminem este dia com a certeza de que são importantes para o concelho, para a comunidade, para as suas famílias e para os seus netos. Convido toda a comunidade a participar nesta grande celebração”, desafia o Presidente da autarquia.

Consulte o programa de atividades AQUI.

As inscrições para as atividades são gratuitas, mas obrigatórias, podendo ser realizadas através do contacto telefónico 232 411 359 ou através do email atividadesenior@cmviseu.pt.

No caso exclusivo das iniciativas abertas à comunidade, está disponível um formulário próprio AQUI.