Saltar para o conteúdo principal

Conteúdo Relacionado

Município de Viseu avança com “subprograma” de resposta local à crise na Cultura e nas Artes

25-01-2021Cultura
Município de Viseu avança com “subprograma” de resposta local à crise na Cultura e nas Artes
"VISEU CULTURA +” disponibiliza 150 mil euros para realização de agenda de atividades online e presenciais, no período atual e pós-confinamento

Considerando o atual contexto da pandemia COVID-19, e todos os condicionamentos e constrangimentos por esta provocados no setor artístico e cultural, o Município de Viseu avança com a apresentação e lançamento do "VISEU CULTURA +”, um subprograma municipal complementar ao atual instrumento financeiro de apoio a projetos culturais independentes, o VISEU CULTURA.

Com um financiamento municipal de 150 mil euros, o "VISEU CULTURA +” tem como principal objetivo apoiar a manutenção da atividade artística e cultural de artistas, bandas e coletividades do concelho de Viseu, através de uma agenda supletiva de atividades online e presenciais, quer no atual contexto como no pós-confinamento. 

Artistas em nome individual e coletividades artísticas pré-existentes do concelho, com criação e atividade regulares, profissionais ou semi-profissionais, nas áreas da música, das artes performativas, do novo circo, da fotografia ou do cinema, assim como as coletividades de folclore e etnográficas, também do concelho, são os principais públicos-alvo deste apoio municipal. 

Os interessados poderão apresentar a partir de hoje e até 15 de fevereiro propostas para o desenvolvimento de conteúdos digitais ou realização de espetáculos presenciais (entre 2 a 3), os quais serão posteriormente avaliados pela Câmara Municipal de Viseu, tendo por base critérios como a sua relevância do ponto de vista da programação cultural municipal e o seu enquadramento no plano de ação anual "Viseu Cidade-Jardim”. Serão excluídas propostas de iniciativas já apoiadas ao abrigo do VISEU CULTURA ou de outros instrumentos de financiamento. 

No caso dos conteúdos digitais, o apoio municipal abrange a difusão de conteúdos em streaming e/ou redes sociais, devendo estes obedecer a uma curta duração (entre 10 a 12 minutos). Já no caso dos espetáculos e atividades presenciais, o apoio acontece sob a forma de contratação dos mesmos, para um período pós-confinamento, previsivelmente para a primavera/verão. Todo o calendário de lançamento dos conteúdos digitais, assim como da realização dos espetáculos contratados, é definido e gerido pelo Município. 

A par disto, através do "VISEU CULTURA +”, o Município disponibiliza ainda uma solução profissional de produção, registo audiovisual e estúdio (se aplicável ao tipo de atividades) aos artistas e coletividades que não disponham destes meios e recursos técnicos e logísticos. 

A fase de candidaturas arranca hoje e decorre até ao próximo dia 15 de fevereiro, sendo a análise realizada em contínuo. Toda a informação pode ser consultada AQUI

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi