Município de Viseu investe 1,3M€ na conclusão da Avenida da Europa e ligação a Santo Estevão

13-12-2020Investimento
A partir de hoje já é possível circular nos novos acessos que facilitam o acesso a urbanizações, mas também a Orgens e à Escola Rolando de Oliveira

Foram hoje inaugurados os novos acessos à Avenida da Europa e a ligação a Santo Estevão, cumprindo assim mais um objetivo do programa definido no atual mandato. "Um investimento de 1,3 milhões de euros, totalmente suportado pelo orçamento da autarquia, absolutamente necessário para projetar esta parte da cidade”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

A obra, de grande envergadura, inclui a construção de três arruamentos, o ordenamento das intersecções e o tratamento da sinalização horizontal e vertical. Foram ainda realizados todos os trabalhos ao nível das infraestruturas públicas, nomeadamente rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais, rede de drenagem de águas pluviais, iluminação pública, rede de distribuição de energia elétrica e rede de telecomunicações. "Trata-se de uma obra estruturante para a cidade, que irá facilitar o acesso dos habitantes a urbanizações aqui localizadas, mas também a Orgens e à Escola Rolando de Oliveira”, explica o Presidente.

Saliente-se que, nos três arrumamentos, houve uma grande preocupação com a circulação pedonal, especialmente no que respeita às pessoas com necessidades especiais. Assim, os passeios e estacionamentos cumprem com o regulamento de acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada, contemplando pisos táteis para orientação e segurança de pessoas invisuais, zonas de rampeamento junto das passadeiras e espaços para estacionamento. Foi também instalado um inovador sistema de telegestão, com controlo central e transmissão bidirecional, que permite obter informação extra de cada ponto, como a luminosidade por zonas ou a qualidade do ar. "É mais um passo para a cidade inteligente que estamos a construir, colocando a tecnologia ao serviço da qualidade de vida dos viseenses”, refere o autarca.

Destaque ainda para o facto de um dos novos arruamentos incluir já um pequeno troço de ciclovia, que permite a ligação entre a futura Ecopista do Vouga e a Ecopista do Dão. "Trata-se de mais um equipamento que posiciona Viseu como uma cidade que privilegia a prática de atividade física ao ar livre e a qualidade de vida. De certa forma, hoje concluímos a Avenida da Europa, que estava por terminar na sua ligação a Santo Estevão”, diz António Almeida Henriques.