Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu investe mais de 1,7 milhões de euros no ano escolar 2020-2021

21-08-2020Educação
Município de Viseu investe mais de 1,7 milhões de euros no ano escolar 2020-2021
Investimento na Educação garante a Viseu o 2º (ensino secundário) e 3º lugares (3º ciclo) no ranking nacional do sucesso escolar; taxa de escolarização no ensino superior acima da média nacional

O Município de Viseu aprovou hoje um pacote financeiro que supera os 1,3 milhões de euros, destinado ao ano escolar que se avizinha. A este montante acresce o valor de 385 mil euros, já em concurso, para fornecimento de refeições escolares até ao final de 2020. Um total de mais de 1,7 milhões de euros, que se destinam a assegurar o funcionamento em pleno e em segurança do ano letivo 2020-2021.

Os valores hoje aprovados em reunião de Câmara têm diferentes fins, sendo que a maior fatia (cerca de 657 mil euros) destina-se ao transporte escolar regular. Num ano especialmente difícil para as famílias, devido à crise financeira provocada pela pandemia, considerou a Câmara Municipal justificar-se a renovação da oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino não público, assim como os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo. Os alunos que frequentam o pré-escolar e o ensino básico do 1.º ciclo em Viseu irão também receber um kit com material educativo. Trata-se de um investimento de 231 mil euros que a autarquia considera essencial para apoiar as famílias viseenses.

Foram ainda aprovados apoios a visitas de estudo de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo (81 mil euros), ao arrendamento de espaços (59 mil euros) e para o transporte escolar adaptado, no valor de 40 mil euros. Recorde-se que a autarquia, no âmbito do protocolado com o Ministério da Educação, assume ainda as despesas com o fornecimento de refeições para o pré-escolar e 1º ciclo.

Horários dos Transportes Escolares Estabilizados

A preparação do ano escolar num momento atípico devido à pandemia do covid-19, tem exigido redobrada atenção e um trabalho de equipa em estreita colaboração com todos os agrupamentos do Concelho. Foram já disponibilizados às escolas todos os horários dos transportes públicos, estando estas a proceder aos ajustes necessários, tendo em conta as exigências da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Educação.

Ministério da Educação tem de reforçar número de Assistentes Operacionais

Por outro lado, as novas regras que este período exige poderão obrigar a colocar a totalidade dos 230 assistentes operacionais do Município no apoio ao ensino pré-escolar. "É fundamental que o Ministério da Educação assuma o compromisso de reforço de funcionários para os restantes ciclos de ensino, assegurando assim que todas as exigências que surgiram com a pandemia possam ser cumpridas”, lembra António Almeida Henriques, Presidente da autarquia viseense.

Viseu assume-se como uma das melhores cidades para estudar

A aposta do Município de Viseu na Educação, na articulação com as Escolas, Famílias e Instituições, coloca o Concelho numa posição de relevo no contexto Regional e Nacional.

A criação do VISEU EDUCA, um programa que visa a promoção do sucesso educativo, o combate ao abandono escolar, a formação da cidadania e inclusão social e a diversificação de qualificações culturais e desportivas, bem como nas áreas das ciências experimentais e robótica, tem feito o seu percurso com sucesso.

Os resultados estão à vista: entre 2017 e 2019, a percentagem de percursos diretos de sucesso no ensino secundário foi de 58%, e no 3º ciclo de 60%, o que coloca Viseu no segundo e terceiro lugar, respetivamente, do ranking nacional. Esta subida no ranking representa uma recuperação significativa face ao ano letivo de 2014-2015, altura em que Viseu ocupava os 14º e 7º lugares, respetivamente. Também o insucesso escolar no ensino básico, medido pela taxa de retenção e desistência, diminuiu mais de 50% no mesmo período, de 7,8% para 3,4%.

O desempenho ao nível dos indicadores de educação no ensino superior, tem verificado também melhorias significativas. A este nível, a taxa de escolarização cresce de 51,4% (2013-2014) para 60,3% (2018-2019), bem acima da média regional (40,2%) e da média nacional (36,4%). Os dados são da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência e referem-se à percentagem de alunos que obtém nota positiva nas provas finais do 9º ano / 12º ano, após um percurso sem retenções nos dois anos anteriores.

No plano tecnológico, saliente-se que Município está a dotar as escolas de meios informáticos adequados aos novos tempos. Foram adquiridos cerca de 500 tablets, algo que já estava previsto antes da pandemia, que serão distribuídos pelos estabelecimentos de ensino e constituem um estímulo aos novos modelos de aprendizagem.

A Câmara Municipal de Viseu tem ainda levado a cabo um grande esforço de requalificação do seu parque escolar. Desde 2014, foram reabilitados 31 estabelecimentos de ensino. O Município assumiu também a construção da Escola Básica Aquilino Ribeiro, com um investimento na ordem dos 2 milhões de euros. Saliente-se ainda a recuperação das escolas Viriato e Grão Vasco, obras que ascenderam a mais de 2 milhões de euros de investimento.

Foi também finalizada em março de 2020 a instalação de um total de 312 painéis fotovoltaicos, totalizando uma potência instalada de 95 kW, nas escolas Rolando Oliveira, Arnaldo Malho, Jugueiros, Viso e Aquilino Ribeiro. Estão previstas ainda a reabilitação da Escola Básica de Paradinha, em fase final de concurso, e da 3.ª fase da Escola da Ribeira, prestes a iniciar obra

Entretanto, e no âmbito de um Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação, vão iniciar-se em breve os trabalhos de remoção da cobertura de amianto nas Escolas EB D. Duarte e EB 2,3 de Mundão. Após a conclusão deste processo, todas as escolas do concelho de Viseu ficam totalmente livres de amianto. Recorde-se que, no que respeita aos estabelecimentos de ensino sob a tutela da autarquia de Viseu, o processo de substituição das coberturas e remoção do amianto já tinha sido concluído durante o mandato anterior.

"A Educação é uma prioridade deste Executivo, até porque é a base de qualquer sociedade próspera e feliz. O verdadeiro trabalho de equipa que temos realizado com as Escolas, os Professores, os Pais e os nossos alunos, tem sido fundamental para alcançarmos estes resultados. Resultados que, há meia dúzia de anos, seriam impensáveis, mas que nos fazem almejar voos ainda mais altos”, afirma António Almeida Henriques.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi