Município de Viseu pretende criar uma residência de estudantes do ensino superior

11-03-2022Educação

Autarquia submeteu, recentemente, uma Manifestação de Interesse para o "Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis”, do Plano de Recuperação e Resiliência

O Município de Viseu e a Viseu Novo, SRU, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estabeleceram uma parceria e submeteram, recentemente, em articulação com o Gabinete da Cidade, uma Manifestação de Interesse para o "Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis” (residência de estudantes).

A implementação deste projeto de alojamento situa-se no Centro Histórico de Viseu, juntando três edifícios contíguos que a Câmara Municipal adquiriu e que serão alvo de reabilitação. O objetivo é, em simultâneo, revitalizar e dinamizar a zona antiga da cidade, atraindo novos residentes, mas também aumentar a disponibilidade do número de camas para os estudantes que escolhem a cidade de Viseu para prosseguir o seu percurso académico, a preços mais acessíveis.

Globalmente, a reabilitação dos edifícios permitirá disponibilizar 52 camas em espaços de diversas tipologias e com áreas comuns (cozinha, salas de refeições, de convívio, de estudo, entre outras). A reabilitação do edifício será baseada em princípios sustentáveis, quer do ponto de vista patrimonial como ambiental, permitindo respeitar alguns dos traços originais dos mesmos e garantir a sua eficiência energética.

Ambas as entidades terão responsabilidade em toda a criação, gestão e manutenção do projeto. Por um lado, o Município de Viseu disponibiliza os edifícios, que adquiriu, e desenvolve os procedimentos de contratação pública para a elaboração dos projetos de especialidade, da execução da empreitada e da aquisição dos equipamentos e mobiliário necessários. Já a Viseu Novo SRU fará o levantamento topográfico dos edifícios, elaborará o projeto de arquitetura (já em fase de conclusão) e ficará responsável pela gestão da residência de estudantes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "sendo Viseu um concelho de referência no que à procura por instituições de ensino superior diz respeito, faz todo o sentido avançar com a implementação de um projeto desta natureza”. "A criação de uma residência para estudantes, em pleno coração da cidade, permitirá dar um passo no colmatar de um problema real, que é o reduzido número de camas que estão à disposição para acolher os nossos jovens”, destacou o autarca. "Para além disso, toda a zona antiga da cidade beneficiará desta dinâmica e rejuvenescimento, quer o comércio, como os serviços e outros negócios. Será um projeto que fará toda a diferença e que comprova o nosso compromisso para com a revitalização e valorização do Centro Histórico”, concluiu.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa integrado no pacote extraordinário de financiamento aprovado pela Comissão Europeia (CE) para dotar os países da zona euro de instrumentos destinados à recuperação económica e social, o Next Generation EU. O PRR é o instrumento nacional do Mecanismo de Recuperação e Resiliência aprovado pela CE. Pelo seu carácter extraordinário, o Plano de Recuperação e Resiliência é uma "supervitamina” destinada a acelerar a recuperação económica e social e promover uma transformação resiliente e justa, colocando Portugal no caminho da dupla transição, verde e digital.