Saltar para o conteúdo principal

Município de Viseu reforça presença digital com um novo website

11-01-2021Tecnologia
Município de Viseu reforça presença digital com um novo website
Plataforma apresenta-se mais acessível, intuitiva e com um interface "responsive”, que permite a adaptação a vários ecrãs e dispositivos móveis 

A partir de hoje, 11 de janeiro, a página web do Município de Viseu apresenta-se a todos os munícipes e utilizadores com uma nova "cara”. A morada mantém-se igual – em www.cm-viseu.pt -, mas esta nova "janela” incrementa um conjunto de melhorias no que à acessibilidade, navegabilidade e organização e disponibilização de conteúdos diz respeito. 

Um ano depois do arranque do desenvolvimento desta plataforma, o Município de Viseu concretiza assim mais um passo na modernização do seus serviços e no reforço da interação digital para com a comunidade, com o objetivo de servir melhor quem reside, investe ou visita o concelho. Isto porque a procura pelo site institucional como ponto privilegiado de informação é cada vez mais crescente. Só na última semana, dos 4302 utilizadores, cerca de 3000 foram novos visitantes. 

Uma nova e otimizada teia de navegação, que se apresenta mais organizada a nível de conteúdos, associada a uma homepage evolutiva e direcionada para as necessidades dos cidadãos, são algumas das novidades que este novo website apresenta. Globalmente, são mais de mais de 5630 recursos disponibilizados, entre documentos diversos e fotografias. 

Todos os sites e portais do universo municipal, nomeadamente da Águas de Viseu, Viseu Novo SRU, MUV ou Visit Viseu, estão também aqui reunidos e integrados, à distância de um click.

A grande aposta está, contudo, no seu interface totalmente responsive, ou seja, que permite que a página se torne acessível em qualquer ecrã e dispositivo móvel. Dados estatísticos mostram-nos que uma elevada percentagem de utilizadores – cerca de 47% (no último ano) - acede a esta página através do seu smartphone, pelo que, doravante, poderão fazê-lo de forma fácil e cómoda, sem qualquer constrangimento na forma como os conteúdos e páginas se lhes apresentam. 

Entre outras melhorias, os utilizadores poderão fazer a partilha de conteúdos diretamente para a sua página de Facebook ou através do WhatsApp, assim como enviar os mesmos através de um endereço de correio eletrónico. Também na vertente das notícias, a associação de categorias permite agora uma pesquisa mais rápida pela área temática que mais interessa ao utilizador (por exemplo, Desporto, Educação ou Cultura). É ainda de salientar as melhorias na disponibilização de recursos multimédia, nomeadamente de vídeo ou fotografia (é deste último exemplo as galerias de foto associadas às notícias). 

Esta é a face visível de um projeto que o Município de Viseu pretende que seja também ele progressivamente construído e melhorado, com a participação e contributos da comunidade. É neste sentido que está também disponível um formulário onde qualquer utilizador poderá fazer chegar sugestões e opiniões, para além de poder através deste reportar qualquer tipo de ocorrência que necessite da intervenção e análise dos serviços. Diariamente serão feitas atualizações que asseguram a atualidade do site, assim como a sua pertinência e adequação às necessidades do público.

Ainda no primeiro trimestre deste ano, a página www.cm-viseu.pt apresentará um conjunto de conteúdos de interesse público em inglês, permitindo dar resposta a um público mais abrangente, nomeadamente investidores, visitantes ou novos residentes. Só no último ano, os dados permitem-nos registar que cerca de 88% dos visitantes do portal são de Portugal, seguindo-se, em segundo lugar, o Brasil, em terceiro lugar a França, e em quarto os Estados Unidos da América. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi