Município de Viseu vai construir ETAR de nova geração para servir Silgueiros e Oliveira de Barreiros

18-03-2021Ambiente
Nova infraestrutura permitirá desativar 4 estações em fim de vida e melhorar as condições de vida de mais de 3 mil viseenses

O Município de Viseu vai avançar com um concurso público para a construção de uma nova ETAR em Silgueiros. O objetivo é garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Moscoso, na freguesia de São João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados, definidos pela legislação mais recente, e desativar as ETAR’s de Passos de Silgueiros e Lages de Silgueiros. Pretende-se assim melhorar as condições de vida e saúde pública de mais de 3 mil viseenses.

O projeto de execução compreende a interligação das redes existentes, pequenas ampliações que permitirão servir alguns locais que atualmente não estão dotados de redes de saneamento básico, e uma nova ETAR. Saliente-se que já estão concluídas grande parte das redes de coletores de águas residuais domésticas que servem a freguesia de Silgueiros e as povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Moscoso, na freguesia de São João de Lourosa, no concelho de Viseu.

Atualmente, as águas residuais nestas localidades são tratadas em duas fossas séticas coletivas e quatro estações de tratamento. A maioria destas estações foram construídas em 1998, com um horizonte de projeto de 20 anos, como são os casos da ETAR de Lajes, ETAR de Passos e ETAR de Loureiro. Considerando que se aproxima o fim do tempo de vida útil da maioria das ETAR’s referidas, é fundamental avançar para uma nova solução, alinhada com a mais recente legislação, e que assegure que o tratamento das águas residuais é realizado com respeito pelos princípios da precaução, da prevenção e da correção.

O Município de Viseu pretende, assim, atendendo à defesa da saúde pública, garantir que as normas de qualidade adequadas aos vários tipos e usos da água, e as relativas a substâncias perigosas, sejam cumpridos. Outro dos objetivos é assegurar que não sejam causados riscos significativos para o meio ambiente e para os seres humanos e que os interesses na conservação da natureza e na proteção da paisagem não sejam prejudicados.

A nova ETAR de Silgueiros será capaz de dar cabal cumprimento ao atualmente exigido pela Agência Portuguesa do Ambiente, isto é, dispor de tratamento mais avançado que o secundário, com remoção de azoto total e fósforo total. Além disso, permitirá cumprir parâmetros impostos por lei, garantindo uma redução de 20% dos VLE no efluente, na época de estiagem. A infraestrutura permitirá um tratamento às águas residuais mais avançado do que o atualmente é feito, de forma a beneficiar o meio recetor em termos ambientais e de saúde pública. Após a sua implementação, permitirá ainda desativar quatro ETAR’s e duas fossas séticas coletivas, havendo consequentemente um aumento da eficiência dos recursos humanos e materiais afetos à atual operação das ETAR’s existentes, com uma redução dos custos por via de uma economia de escala.

O projeto de execução estima que as obras inerentes às pequenas ampliações e ligações entre bacias de saneamento, e construção de uma nova ETAR, representem um investimento superior a 3,5 milhões de euros. As vantagens e benefícios económicos, para além do impacto direto nas populações, permitirão dotar as localidades de um sistema de saneamento que garante as melhores condições de drenagem e tratamento dos seus efluentes. Consequentemente, pretende-se assegurar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos seus habitantes, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região.