Município duplica apoio a bolsas de estudo para o Ensino Superior e beneficia 131 famílias

04-03-2021Educação
Face às dificuldades geradas pela pandemia, autarquia aumenta apoio social para 110 mil euros e enquadra todas as solicitações de famílias carenciadas e numerosas

O Município de Viseu decidiu aumentar para o dobro o valor destinado a bolsas de estudo para o Ensino Superior. Aos 50 mil euros já destinados para este efeito, o Executivo acrescenta mais 60 mil euros, por via de apoio social, com o objetivo de apoiar todas as candidaturas entregues e que cumprem os critérios definidos para o efeito.

"Estamos conscientes das dificuldades extraordinárias que as famílias têm vivido ao longo deste período de pandemia, pelo que decidimos apoiar todas as solicitações que recebemos”, afirma António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Assim, em vez das 59 candidaturas já identificadas, o Município de Viseu vai entregar 131 bolsas de estudo, que permitirão frequência no Ensino Superior, num investimento global de 110 mil euros.

Este ano, serão, desta forma, apoiadas 25 famílias numerosas e 106 famílias carenciadas, através deste apoio extraordinário. Entre as solicitações recebidas, 32% dos candidatos concorrem pela primeira vez à bolsa, entrando este ano letivo no Ensino Superior, enquanto os restantes 68% frequentam já outros anos dos cursos de licenciatura ou mestrado integrado. Recorde-se que a atribuição destas bolsas implica que o agregado familiar resida pelo menos há três anos no concelho de Viseu e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado.

"Se, numa situação normal, apoios como este podem fazer a diferença e influenciar a decisão das famílias em apostarem na formação superior dos seus filhos, numa altura de exceção como a que vivemos, tornam-se vitais”, diz António Almeida Henriques. "Mesmo extravasando o regulamento e mais do que duplicando o valor, não temos qualquer dúvida em estar ao lado das famílias neste momento. A boa gestão que temos levado a cabo nos últimos anos permite-nos apoiar os viseenses quando eles mais precisam”, conclui.

Investimento superior a 200 mil euros na freguesia de Coutos de Viseu

O Executivo municipal aprovou hoje, em reunião de Câmara, o apoio financeiro para a construção do Espaço Inter-Geracional na Avenida da Escola, em Couto de Cima. O investimento em mais uma freguesia rural do concelho rondará os 200 mil euros e beneficiará a localidade com mais um espaço dedicado à atividade física e bem-estar. O Município de Viseu mantém assim a aposta no desenvolvimento do concelho como um todo, em prol da coesão territorial.

Entretanto, foi também aprovado o concurso para a construção de um novo Ecoponto Florestal na Freguesia de Calde. Recorde-se que o concelho de Viseu é pioneiro neste tipo de infraestruturas, tendo já em funcionamento os dois primeiros ecopontos florestais do país, nas freguesias de Bodiosa e Barreiros e Cepões. Em breve, com o projeto que se encontra em execução em Côta, Viseu contará com quatro ecopontos florestais, que podem contribuir para a redução do número de fogos, através da limpeza das florestas, e ajudam na produção de energia na Central de Biomassa.

Lançado concurso para segunda fase da reabilitação do edifício do SMAS

Por fim, a autarquia aprovou o lançamento do concurso para a segunda fase da reabilitação do edifício destinado ao SMAS | Águas de Viseu, situado na Rua Dr. Luís Ferreira (rua do Comércio), Travessa de S. Domingos e Rua D. Duarte. O investimento rondará os 2 milhões de euros e terá um prazo de execução estimado de 546 dias.