Município e Instituto de Apoio à Criança celebraram protocolo de colaboração no âmbito do projeto Escola Ativa

29-06-2023Desporto

Cooperação visa o apoio técnico, formação a técnicos e parceiros e consultoria no Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares

O Município de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) celebraram ontem, dia 28 de junho, na Escola Básica Rolando de Oliveira, um protocolo de colaboração, que se traduz no apoio técnico, formação a técnicos e parceiros e consultoria no Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares, do projeto ESCOLA ATIVA.

Presentes neste ato de assinatura estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, o Vereador do Desporto e Educação, Pedro Ribeiro, o Vice-Presidente do IAC, Luís Neves, e o Diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, Marco Rodrigues.

A parceria enquadra-se nos eixos Melhoria dos Espaços Escolares e Plano de (In)formação do projeto Escola Ativa e efetiva-se por 2 anos letivos (2022/2023 e 2023/2024). Contempla a criação de um Documento Estratégico para os Projetos de Melhoria dos Recreios Escolares; a dinamização de ações de formação e/ou sensibilização com a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral; a emissão de Pareceres Técnicos sobre todas as propostas de projetos de intervenção no âmbito do Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares; e o apoio técnico ao Município nas vistorias aos recreios escolares e documentos de avaliação/vistoria.

Recorde-se que o projeto municipal Escola Ativa consiste na promoção da Atividade Física junto da comunidade escolar do Jardim de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico, dos ensinos público e privado. Tem como objetivo sensibilizar todos os intervenientes para a prática da atividade física como um comportamento de vida diário, potenciando a criação de experiências positivas, contribuindo, assim, para ambientes mais saudáveis e, ainda, estimular a cultura do brincar, entendida como prática não orientada, enquanto fator potenciador da aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança.

Neste contexto, a parceria com o Instituto de Apoio à Criança revela-se uma mais-valia para o Município de Viseu, considerando que esta entidade desenvolve também projetos vocacionados para a promoção da cultura do brincar junto de escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.