Páscoa em Viseu apresenta programação para a toda a família, de 1 a 16 de abril

29-03-2023Cultura
Páscoa em Viseu apresenta programação para a toda a família, de 1 a 16 de abril

Agenda de programação conta com cerca de 100 atividades

No próximo sábado, 1 de abril, têm início as celebrações da Páscoa, em Viseu. Este ano, o concelho desafia viseenses e visitantes a viver a época pascal com um programa de celebrações religiosas e manifestações da fé, na cidade e nas Freguesias, mas também iniciativas culturais, concertos e espetáculos através do Festival Internacional de Música da Primavera, oficinas e horas do conto nos Museus Municipais e na Biblioteca.

No dia 2 de abril, domingo, pelas 21 horas, realiza-se a encenação da Via Sacra, no Monte de Santa Luzia, na Freguesia do Campo. Um desfile onde serão encenadas as diversas estações que retratam o percurso de Jesus até à sua morte, num momento que espera reunir centenas de pessoas. Destaque, ainda, para a encenação da Via Sacra em Ranhados, também no dia 2, pelas 20H30, numa organização do Agrupamento 1029 do CNE de Ranhados.

Já no dia 5 de abril, pela mesma hora, o Claustro da Sé acolhe o 7º Encontro de Amentação das Almas de Viseu, com a participação da Amentação das Almas de Abraveses, de Vila Nova do Campo, da Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa e dos Cantares de Carvalhal de Vermilhas (Vouzela). Um evento de entrada livre, organizado pelo Município de Viseu e Casa do Povo de Abraveses, com a colaboração do Cabido da Sé.

O Festival Internacional de Música da Primavera também tem início no primeiro dia de abril. Destaque para o concerto "As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, interpretado pelo Quarteto Camões, na Igreja Nova, a 7 de abril. Integrado no Festival, este espetáculo conta com o apoio do Município de Viseu através do EIXO CULTURA. Os bilhetes podem ser adquiridos através do site www.musicadaprimavera.pt.

Este mês, regressam também os "Sábados com História”, no dia 1 de abril, sábado. Esta é uma iniciativa do Município de Viseu que leva os interessados a conhecer a história de diversos espaços históricos da cidade, que habitualmente não se encontram acessíveis ao público-geral, com o objetivo de dinamizar o turismo da Cidade-Jardim. Nesta edição, a Porta dos Soar é o local escolhido; poderá ser visitada entre as 10 e as 12 horas e das 14 às 17 horas.

De 1 a 16 de abril, também haverá eucaristias, procissões e cultos da fé, em diversas Igrejas do concelho, relativas a várias religiões.

A programação da Páscoa reserva também atividades pensadas à medida dos mais pequenos, oferecendo um conjunto de atividades criativas e leitura para o período de férias escolares, tanto nos Museus Municipais como na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.

O Museu de História da Cidade, a Casa da Ribeira, a Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, o Museu Almeida Moreira e o Museu do Linho de Várzea de Calde acolhem as oficinas "De 2023 a 2043”, "Caixa Doce”, "Arte Postal”, "O Leque, Contador de Histórias” e "Tecelagem Manual”, respetivamente. Destinam-se a jardins de infância, 1º, 2º e 3º ciclos, famílias e instituições, e têm o custo de 1 euro por participante. A inscrição é obrigatória e realiza-se através do contacto de cada Museu.

Já a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva vai proporcionar diversas horas do conto, assim como a oficina "O Coelho Surpresa”, para crianças dos 5 aos 10 anos. A inscrição prévia é obrigatória em todas as atividades, através do e-mail biblioteca@cmviseu.pt.

Consulte aqui a programação completa.