Páscoa em Viseu proporciona iniciativas digitais para toda a família

26-03-2021Cultura
Páscoa em Viseu proporciona iniciativas digitais para toda a família
Celebrações de Páscoa, atividades digitais com os Museus e Biblioteca Municipal e iniciativas com o selo VISEU CULTURA são os destaques de programação. Galeria de Rua do Rossio recebe exposição de fotografia do fotógrafo de natureza João Cosme

Entre 26 de março e 11 de abril, Viseu assinala a Páscoa com iniciativas culturais seguras para toda a família, na sua maioria em formato digital.

No dia 31 de março, a Galeria de Rua do Rossio recebe uma nova exposição. Chama-se "Parques Naturais de Viseu” e é da autoria de João Cosme, fotógrafo de natureza, cujas imagens têm sido publicadas em revistas nacionais e internacionais como BBC Wildlife, GDT, National Geographic Magazine Portugal, Visão, Notícias Magazine, entre outras.

A exposição de fotografia mostra-nos imagens da fauna e flora dos parques e jardins de Viseu, em ano de "Viseu Cidade-Jardim”. A Borboleta Pmacaon, as aves Chapim-azul e Chapim-real, a Coruja-do-mato e o esquilo são alguns dos protagonistas da exposição, fotografados em grande pormenor.

Para esta época, os Museus Municipais de Viseu - Museu Almeida Moreira, Museu do Linho de Várzea de Calde, Casa da Ribeira, Museu de História da Cidade, Polo Arqueológico de Viseu, Quinta da Cruz e Museu do Quartzo - lançam desafios criativos às famílias.

O Museu Almeida Moreira vai proporcionar as oficinas "Coelhinho Recheado” e "Criação e aplicação de Stencil”. Para ambas, destinadas a famílias, o Museu preparou um kit que pode ser levantado no local, para a elaboração das atividades em casa.

Já o Museu do Linho de Várzea de Calde desafia as famílias a confecionar os "Bolinhos da Tia Laura” e a plantar e cultivar uma "Sementeira do Linho” nas suas habitações.

A Casa da Ribeira vai disponibilizar uma conversa sobre "Doçaria Tradicional da Páscoa” nas redes sociais dos Museus de Viseu, tendo como protagonista o historiador Alberto Correia.

No que toca ao Museu de História da Cidade, o espaço museológico incita as famílias a "Refotografar Viseu”, no Dia Nacional dos Centros Históricos, a 28 de março.

O Polo Arqueológico de Viseu apresenta os "Jogos do PAV”, um conjunto de puzzles e jogos de memória online que utilizam e dão a conhecer objetos e sítios arqueológicos do concelho. Também incentiva à criatividade com a oficina "Florigami”, cujas instruções poderão ser consultadas no site do Polo Arqueológico de Viseu, em www.poloarqueviseu.pt.

Já a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu e o Museu do Quarto – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho vão disponibilizar conteúdos didáticos nas redes sociais dos Museus de Viseu.

No que toca à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o espaço vai celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil com a oferta de uma obra a todas as crianças que realizarem a requisição de um livro, entre 27 de março e 3 de abril.

Os projetos apoiados pelo Município através do programa municipal VISEU CULTURA, também têm lugar na programação de Páscoa da Cidade-Jardim.

O 14º Festival Internacional de Música da Primavera começa a 1 de abril e convida o público a assistir a todos os concertos de forma segura, sem sair de casa, pois serão transmitidos na página de Facebook do Festival, em www.facebook.com/musicadaprimavera.

De 26 de março a 11 de abril, o Grupo OFF/Teatro AFTA apresenta duas leituras encenadas em formato online: "Peer Gynt” e "Cal do Amor e outras enfermidades”; o projeto "Creta”, do Teatro da Cidade Associação Cultural, transmite duas peças em formato online, nas suas redes sociais; o projeto "Sofá em Mi Maior", da Amarelo Silvestre, também decorre ao longo do período de programação da Páscoa.

Desta agenda de realizações de Páscoa fazem parte, também, as tradicionais celebrações religiosas das várias Igrejas do concelho, algumas em formato online.

Para o dia 6 de abril, conforme estabelecido no Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo, está prevista a reabertura dos Museus Municipais de Viseu, pelas 14 horas, para visitas livres.