Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, esclarece particularidades do Anuário Financeiro 2021

10-11-2022Município

Na reunião de Câmara desta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, esclareceu que "no que toca ao Município de Viseu, sente-se muito, em 2021, o impacto nas despesas com pessoal da aceitação da transferência de competências na área da Educação, que Viseu aceitou antes do término do prazo. Sente-se também um impacto grande na contratação de serviços externos que estamos motivados a inverter. Queremos alocar mais valor ao investimento, nos próximos tempos”.

O Presidente partilhou ainda algumas notas da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, abordadas numa entrevista dada na passada terça-feira, referindo que, "em 2021, a receita fiscal dos Municípios aumentou, mas os gastos aumentaram muito mais que esse aumento da receita fiscal. E, mesmo essa receita fiscal, teve um aumento assimétrico no panorama nacional”.

O Presidente da Câmara recordou também que, a propósito do COVID-19, "só reportando um ano, o Tribunal de Contas identificou como gasto associado ao Município de Viseu cerca de 4,2 milhões de euros. Despesa em nome do Estado Central que não foi, em quase nada, coberta pelo próprio. Apenas 500 mil euros, dos 4,2 milhões de euros gastos.”