Programa municipal VISEU HABITA apoia 53 famílias carenciadas, em 2021

Cerimónia de assinatura dos contratos decorreu esta manhã, no Solar do Vinho do Dão

Esta manhã, o Solar do Vinho do Dão acolheu a cerimónia de assinatura dos contratos e a entrega das comparticipações dos programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO 2021.

Este ano, o Município de Viseu recebeu 80 candidaturas ao programa VISEU HABITA, das quais 53 foram aprovadas. Destas, 26 beneficiarão da melhoria da eficiência energética ou do comportamento térmico das habitações: uma manifestação da preocupação do Município com a sustentabilidade ambiental e com o bem-estar das gerações futuras.

O apoio da autarquia também foi transversal a todo o concelho, apoiando projetos em 21 das 25 Freguesias.

Em 2021, o Município de Viseu atribuiu mais de 200 mil euros de apoio aos munícipes através do VISEU HABITA. Complementarmente, dedicou cerca de 65 mil euros aos beneficiários do VISEU SOLIDÁRIO.

"O VISEU HABITA é para continuar”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando de Carvalho Ruas.

No momento simbólico da cerimónia, que contou com a presença das famílias contempladas e dos Presidentes das Juntas de Freguesia, o Presidente afirmou que "a coesão territorial e social é uma prioridade. Sempre que possível, vamos corrigir as assimetrias no concelho e, através deste programa, garantir boas condições de habitabilidade aos viseenses mais carenciados”.

Recorde-se que o VISEU HABITA nasceu em 2003, anteriormente denominado de PROHABIT, e é um programa municipal que apoia a reabilitação dos imóveis de agregados familiares carenciados do concelho. O VISEU SOLIDÁRIO, criado em 2009, é um complemento que presta apoio suplementar a famílias que apresentem elevada carência económica.

Desde 2003, o Município de Viseu, no âmbito do VISEU HABITA, já apoiou cerca de 1600 famílias, num investimento de mais de 6 milhões de euros, ao qual somou os apoios do VISEU SOLIDÁRIO, no valor de mais de 1 milhão e 700 mil euros na reabilitação de habitações.

No total, desde 2003, o Município de Viseu já investiu cerca de 7 milhões e 800 mil euros na melhoria das condições de vida dos viseenses.