Saltar para o conteúdo principal

Projeto de Musicoterapia impulsiona criação de hino musical entoado por seniores de Viseu

02-11-2021Social
Projeto de Musicoterapia impulsiona criação de hino musical entoado por seniores de Viseu
Iniciativa surge no âmbito do "Música Ativa para Seniores” e é interpretada num palco virtual por um coro de 150 vozes, de 15 instituições parceiras 

150 vozes unem-se num único palco virtual 3D e trazem a público, no próximo dia 15 de novembro, o novo hino musical do projeto municipal "Música Ativa para Seniores”. A iniciativa conta com seniores das 15 instituições do concelho que fazem parte deste projeto, a par dos próprios técnicos das mesmas, e ainda colaboradores da Câmara Municipal de Viseu, na área da Ação Social. 

Com letra de Manuel Francisco Ferreira e música de João Mota Oliveira, este hino musical está a ser gravado nas várias instituições, sob a coordenação e com o auxílio de Liliana Rodrigues - professora que lidera este projeto de musicoterapia - até ao final desta semana, sendo o resultado dado a conhecer posteriormente a toda a comunidade. 

O projeto "Música Ativa para Seniores” arrancou no início de maio de 2019, no seguimento da aprovação de um protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e seis IPSS do concelho. O objetivo é, através da musicoterapia, proporcionar um impacto positivo na promoção do bem-estar, saúde e envelhecimento ativo da nossa comunidade sénior institucionalizada. 

Neste momento, e dados os seus benefícios e sucesso, o projeto está já na sua 3ª edição e integra 15 instituições, num universo de cerca de 400 seniores. Mesmo em anos atípicos, com a pandemia COVID-19, o Município de Viseu consegui alargar este projeto a mais 9 instituições (6 em 2020 e 3 em 2021). No total, este projeto agrega a Fundação Mariana Seixas, o Lar Viscondessa de São Caetano, o Centro Paroquial de Povolide, a Associação de Solidariedade Social de Farminhão, o Centro Social e Paroquial do Campo, a Associação de Passos de Silgueiros (ASSOPS), o Centro Social da Paróquia de São Salvador, o Centro Social da Paróquia de Boa Aldeia, o Centro Social e Paroquial de São José, a Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde, a Associação de Solidariedade Social de Abraveses, a Associação Cultural e Recreativa Social de Pascoal, o Centro Social e Cultura de Orgens, o Jean Piaget - Lar de Bigas e a Confraria de Santa Eulália. 

Nestes últimos três anos, foram várias as atividades promovidas a pensar na partilha de experiências, no convívio e fruição dos nossos seniores, a par das aulas semanais, de 1 hora, que cada instituição acolhe. Desde um Arraial de Música tradicional, a gravação de um CD através de um grupo de cantares e outros tantos outros momentos nos quais os seniores puderam entoar canções e participar em espetáculos musicais para públicos diversos, nunca perdendo a música como o fio condutor e de união deste projeto. Mesmo em plena pandemia, o "Música Ativa para Seniores” nunca deixou de levar algum conforto aos seniores destas instituições, nomeadamente através de gravações de vídeos de música, procurando desta forma combater o seu isolamento e períodos de menor atividade.  

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi