Projeto municipal VISEU INCLUI+ organiza seminário sobre diversidade cultural e integração

03-05-2023Social

Evento decorre no próximo dia 9 de maio na Aula Magna do IPV

No próximo dia 9 de maio, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu acolhe o Seminário "Sociodiversidade e Estratégias Sociais de Inclusão”, numa organização do projeto municipal VISEU INCLUI+, com o apoio da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza.

Dividido em dois painéis, um de manhã e outro da parte da tarde, o seminário contará com a intervenção de personalidades especializadas nas áreas da diversidade cultural e integração.

Tiago Caio, Técnico da EAPN; Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do Alto Comissariado para as Migrações; Marta Rodrigues, Diretora do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viseu; Anabela Ferreira, Subdiretora da Unidade Local de Viseu da Autoridade para as Condições do Trabalho; José Carreira, Presidente das Obras Sociais; Ana Carolina Pereira, Psicóloga Clínica; Maria José Vicente, Coordenadora Nacional da EAPN; Clara Santos, Professora Investigadora da Universidade de Coimbra; e Patrícia Neves, Coordenadora do Projeto VISEU INCLUI+, são os intervenientes deste seminário.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e a Vereadora da Ação Social, Leonor Barata, marcarão presença na sessão de abertura, assim como representantes da Henriquina Associação Recreativa e Cultural – HARC e da Cáritas Diocesana de Viseu.

Educação, acesso ao emprego, trabalhadores migrantes, saúde emocional nas escolas e habitação são alguns dos temas que serão abordados.

A participação no seminário "Sociodiversidade e Estratégias Sociais de Inclusão” carece de inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/ic3QENMkdMFTBEAo9.

O programa completo do seminário pode ser consultado AQUI.

O projeto VISEU INCLUI+ | Equipa de Mediadores Municipais Interculturais resulta da parceria entre o Município de Viseu (enquanto entidade coordenadora) e duas entidades (executoras) com vasta experiência na aplicação de ações eficazes junto das comunidades cigana e migrante: a Cáritas Diocesana de Viseu e a H.A.R.C. – Henriquina Associação Recreativa e Cultural. O projeto é desenvolvido no âmbito do financiamento do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu).