Saltar para o conteúdo principal

Quinta da Cruz, em Viseu, despede-se do projeto “Cartografias Têxteis” com visita da Associação TODOS

08-07-2022Cultura
Quinta da Cruz, em Viseu, despede-se do projeto “Cartografias Têxteis” com visita da Associação TODOS

Iniciativa estava em Viseu desde março e contou com mais de 3700 visitantes

O final do mês de junho marcou o encerramento da exposição "Cartografias Têxteis”, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu. Uma exibição que cresceu de um projeto de investigação, que teve início em janeiro de 2021, e coordenado pelo Grupo de Investigação da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV).

Utilizando as artes têxteis como um meio de expressão ativista, a iniciativa juntou comunidades dos quatro cantos do globo e o resultado provou o sucesso da iniciativa. Neste momento, são já catorze os países envolvidos, do Egito ao México, passando pelo Brasil e a Austrália.

Como ação integrante da exposição, foi também criado, pela artista Ângela Saldanha, a ação colaborativa e comunitária "Mantra pela Paz”, que pretende levar a todas as comunidades a hipótese de, através de bordados, terem uma voz contra os conflitos armados que acontecem nos vários pontos do mundo.

Partindo da etimologia da palavra "mappa”, que, em latim, significa bocado de tecido ou pano, os participantes foram desafiados a bordar, num pequeno tecido, a palavra "paz” nas suas línguas maternas, passando depois, as peças, a fazer parte da exposição.

No dia de despedida das "Cartografias Têxteis” da Quinta da Cruz, a Associação TODOS, do Bairro do Cerco, no Porto, visitou a exposição e juntaram os seus panos personalizados, os últimos antes da partida do projeto para a Ilha do Faial. Esta será a segunda paragem em território nacional, depois de Viseu, que se tornou a primeira reunião de peças têxteis de todos os grupos envolvidos, tanto em formato físico como digital.

Nos três meses de passagem pelo Centro de Arte Contemporânea de Viseu, a exposição "Cartografias Têxteis” foi vista por mais de 3700 visitantes e contou com a presença de 180 participantes, divididos em 8 grupos, comprovando a componente e envolvência comunitária e social do projeto.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi