Saltar para o conteúdo principal

Reabilitação da estrada de Viseu ao Sátão conta com comparticipação de 1,4 milhões dos municípios

31-08-2020Investimento
Reabilitação da estrada de Viseu ao Sátão conta com comparticipação de 1,4 milhões dos municípios
Acordo entre as autarquias e a Infraestruturas de Portugal, contempla ligação entre o Parque Empresarial de Mundão e o IP5, e a requalificação até ao Sátão 

António Almeida Henriques, Presidente do Município de Viseu, e Paulo Santos, Presidente do Município de Sátão, anunciaram hoje a comparticipação de 1,4 milhões de euros para a requalificação da Estrada Nacional 229, que liga os dois Concelhos. O acordo será celebrado com a Infraestruturas de Portugal (IP), que assumirá a responsabilidade pela execução, fiscalização e gestão de uma obra orçada em 12,2 milhões de euros, numa extensão de 15,4 quilómetros.

"A requalificação da EN229 é um desejo antigo de ambos os municípios e das populações que representamos, beneficiará o dia-a-dia de quem se desloca entre Viseu e Sátão, e também todo o trânsito de pesados, que passará a ser efetuado apenas pela variante, libertando o troço entre o Parque Empresarial de Mundão (PEM) e a rotunda da Feira Semanal”, salienta António Almeida Henriques.

Paulo Santos realça "que a requalificação desta estrada é decisiva para o Município do Sátão e para todo o norte, apesar de representar um enorme sacrifício para o orçamento dos próximos anos”.

Com efeito, o projeto inclui ainda a construção de uma variante entre o Parque Empresarial de Mundão e o IP5, que facilitará o transporte de bens e mercadorias, retirando os veículos pesados de uma zona com densidade populacional mais elevada.

O processo aguarda agora a assinatura da IP para avançar, seguindo-se depois a aprovação formal em cada um dos Municípios e o lançamento do respetivo concurso. No que respeita à comparticipação dos municípios, a autarquia de Viseu contribuirá com um montante que ascende a 1.15 milhões de euros, enquanto o Sátão comparticipará a obra com 250 mil euros.

Recorde-se que a ligação da EN229 entre Viseu e Sátão é, desde há muito anos, uma das grandes preocupações da região. Há cinco anos foi assinado um protocolo com o Governo, sendo à data Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, para a requalificação da estrada, uma intervenção que as duas autarquias sempre consideraram como urgente e necessária, tendo sido sempre adiada.

O acordo agora alcançado entre os Municípios de Viseu e Sátão e a Infraestruturas de Portugal é a solução encontrada que, aliás, beneficiará ainda outros concelhos como Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono e S. João da Pesqueira que, numa reunião realizada em Viseu a 2 de julho de 2019, juntaram a sua voz para defesa desta importante infraestrutura.

Apesar de um acordo positivo, resultado de um intenso trabalho nos últimos dois anos, não deixa de ser um enorme encargo para os Municípios numa estrada que é nacional e que, no entender dos autarcas, devia ser totalmente suportada pelo Estado Central. Saliente-se o enorme empenho e a disponibilidade permanente do Presidente da IP, António Laranjo, e da sua equipa, em todo o processo de elaboração, discussão do projeto e da negociação final que levou a este resultado.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi