Saltar para o conteúdo principal

SOS Viseu lança conta solidária para aquisição de equipamentos de proteção individual

04-05-2020COVID-19
SOS Viseu lança conta solidária para aquisição de equipamentos de proteção individual
Recursos serão destinados a IPSS e lares do concelho. Campanha de donativos decorrerá, para já, de 5 a 11 de maio  

O projeto SOS Viseu dá mais um passo em frente na missão de apoiar as instituições do concelho. Já esta semana, de 5 a 11 de maio,estará em funcionamento uma conta solidária que tem por objetivo a angariação de donativos para a aquisição de recursos de proteção individual, cujo destino serão as IPSS e lares de Viseu. 

O IBAN desta conta bancária será PT50 0036 0034 99100525400 54 e qualquer cidadão poderá fazer o seu donativo, dentro da sua disponibilidade. 

Lançado no passado dia 3 de abril, o projeto SOS Viseu, apresenta resultados muito positivos que refletem a mobilização do tecido empresarial local e regional no apoio aos lares e IPSS do concelho e na identificação das necessidades destas instituições. 

No âmbito deste projeto, foram realizados 500 contactos com o universo de 44 entidades referenciadas, quer por telefone, email ou presencialmente. Este universo abrange um número de cerca de 1300 colaboradores. 

Desde o arranque do SOS Viseu, foram já 65 as empresas e fornecedores contactados, dos quais 33 responderam já ao repto lançado, disponibilizando produtos e orçamentos para a aquisição de material, a preço reduzido, por parte das instituições, tendo em conta o contexto da atual pandemia COVID-19, estando já em contacto e articulação. Algumas destas empresas ofereceram também sabões e máscaras cirúrgicas, material que será distribuído pelas instituições que manifestaram necessidade de apoio de material de proteção. Também uma empresa de Leiria doou 300 viseiras. Já o projeto SIC ESPERANÇA garantiu, através do SOS Viseu, a disponibilização de milhares de equipamentos de proteção individual para as instituições. 

Numa iniciativa complementar, o SOS Viseu lançou uma iniciativa de confeção de máscaras comunitárias/sociais para oferta a lares e IPSS, com o apoio de várias costureiras voluntárias. Numa primeira fase, e com as doações financeiras e materiais recebidas, a produção de máscaras chegará ao número de 1700 exemplares. À data, encontram-se já produzidas 1000, que estão a ser entregues junto das instituições que manifestaram essa necessidade. 

As Obras Sociais estão em contacto com as diversas instituições, procurando recolher as necessidades de máscaras de cada uma. Uma vez que estas máscaras são têxteis – não se enquadrando como equipamentos de proteção individual ou dispositivo médico –, o objetivo passa por oferecer estas aos utentes e colaboradores, contribuindo para uma proteção complementar no interior das próprias instituições. 

O projeto SOS VISEU surge com o objetivo de melhorar e promover o interface entre a procura e a oferta deste tipo de equipamento, entre as instituições e as empresas, estimulando a responsabilidade social e a solidariedade de empresas e cidadãos, através de donativos ou da prática de preços sociais neste especial contexto de crise. 

Este projeto permite ainda identificar as atuais necessidades de equipamento de proteção individual da parte das IPSS e lares de Viseu e as respostas e stocks disponíveis no mercado, e respetivos fornecedores (designadamente locais e regionais), articulando-as.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi