SOS VISEU nasce para dar resposta às necessidades de Lares e IPSS

03-04-2020COVID-19
SOS VISEU nasce para dar resposta às necessidades de Lares e IPSS

Plataforma gerida pelas Obras Sociais de Viseu faz a ponte com Empresas da região

A pandemia do COVID-19 representa um especial risco para os idosos, o que reclama cuidados acrescidos das instituições que os acolhem. Os lares e IPSS evidenciam falta de equipamento de proteção individual tanto para os colaboradores como para os utentes - que representam o principal grupo de risco do COVID-19.

O projeto SOS VISEU surge com o objetivo de melhorar e promover o interface entre a procura e a oferta deste tipo de equipamento, entre as instituições e as empresas, estimulando a responsabilidade social e a solidariedade de empresas e cidadãos, através de donativos ou da prática de preços sociais neste especial contexto de crise.

O SOS VISEU permitirá ainda identificar as atuais necessidades de equipamento de proteção individual da parte das IPSS e lares de Viseu e as respostas e stocks disponíveis no mercado, e respetivos fornecedores (designadamente locais e regionais), articulando-as.

Na lista do equipamento de proteção individual estão máscaras descartáveis de proteção respiratória, toucas, batas de proteção, cobre-pés, detergente/ desinfetante (bactericida/fungicida/virucida), gel higienizante de mãos de base alcoólica, luvas de proteção descartáveis e viseiras.

Esta plataforma de informação e interface é liderada e assegurada pelas Obras Sociais da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, em parceria com o Município de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a VISEU MARCA.

Nos próximos dias será lançada uma Conta Solidária tendo em vista a angariação de donativos para apoio urgente a IPSS e lares em situação económica desequilibrada ou vulnerável.

Como ajudar?

Os lares e IPSS da região têm grandes carências de máscaras descartáveis de proteção respiratória, toucas, batas de proteção, cobre-pés, detergente/ desinfetante (bactericida/fungicida/virucida), gel higienizante de mãos de base alcoólica, luvas de proteção descartáveis e viseiras.

Se a sua empresa pode ajudar de alguma forma a colmatar a falta de material de proteção nestas instituições (por oferta, venda, produção ou comercialização), entre em contacto com as Obras Sociais de Viseu (José Carreira, obrassociaiscmsmviseu@gmail.com, telefone móvel 964 461 009).

Se representa uma IPSS ou um lar do concelho de Viseu com carências deste tipo equipamento, contacte as Obras Sociais de Viseu (Mauro Oliveira, saasviseu.mauro@gmail.com, telefones 919 594 582 e 232 452 271).

SOS VISEU conta já com a parceria de algumas entidades locais, especificamente do Município de Viseu, da Associação Empresaria da Região de Viseu (AIRV), da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e da VISEU MARCA.