Teleassistência a pessoas vulneráveis é realizada em Viseu através de 10 dispositivos eletrónicos

05-04-2022Município

Projeto-piloto no concelho resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana

No concelho de Viseu, são 10 os dispositivos eletrónicos de teleassistência a pessoas vulneráveis que serão entregues pelo Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana, no âmbito de um protocolo de cooperação aprovado em novembro de 2021.

Hoje, ao final da manhã, em Barbeita, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, e a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Leonor Barata, em conjunto com a GNR, entregaram simbolicamente um destes dispositivos a uma das pessoas sinalizadas no âmbito deste projeto de intervenção social. Os idosos que beneficiam deste projeto encontram-se enquadrados no programa de apoio ao idoso do Município e programa 65 da GNR.

O objetivo desta iniciativa é poder assegurar um acompanhamento de proximidade e permanente a pessoas mais vulneráveis do concelho, nomeadamente idosos, previamente sinalizadas, através da disponibilização de um conjunto de dispositivos eletrónicos que lhes permita um contacto imediato e eficaz com as Autoridades que, desta forma, poderá ativar meios e mecanismos de resposta de auxílio e socorro mais rapidamente.