Saltar para o conteúdo principal

Vida e obra de Camilo Castelo Branco celebradas na 4ª edição do DIZER POESIA

25-02-2025Cultura
Vida e obra de Camilo Castelo Branco celebradas na 4ª edição do DIZER POESIA
No bicentenário do nascimento do romancista português, voltamos ao palco de "Amor de Perdição” para dezenas de ações que evocam o escritor e celebram também a poesia e os poetas, de 20 a 23 de março. Mercado 2 de Maio receberá grandes concertos e espetáculos, com Milhanas, Nicolau Santos e Manuel Lourenço, e Tim, a voz dos Xutos e Pontapés. Conversas, música, exposições, oficinas criativas, cinema, teatro, recitais de poesia e apresentação de livros integram a programação

Com o regresso da primavera, a "Cidade-Jardim” abre-se para a vida e obra do importante romancista português, Camilo Castelo Branco. A 4ª edição do DIZER POESIA acontece de 20 a 23 de março e, além de enaltecer este nome incontornável da história da literatura portuguesa, nos 200 anos do seu nascimento, continua a celebrar a literatura e os seus autores.

O evento, ancorado numa cuidada oferta cultural, diversificada e abrangente, inclui conversas, música e poesia, exposições, cinema, teatro, caminhadas orientadas, recitais de poesia, apresentações de livros, oficinas para todos os públicos e ações para o público infantil e juvenil.

Em 2025, a edição terá como plano de fundo cenários privilegiados, como o antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, o Mercado 2 de Maio, o Museu Almeida Moreira, a Fonte de São Francisco, o Círculo de Criação Contemporânea e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Terá também lugar em várias ruas e praças do Centro Histórico, algumas delas onde, no ficcional, passaram as mais importantes personagens da escrita de Camilo Castelo Branco.

Na véspera do arranque oficial do evento, a 19 de março, será escrito o prefácio do Dizer Poesia, com o espetáculo "Perdição”, com AFTA, Projeto Grupo Off, uma criação teatral no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Numa abordagem do teatro do absurdo, a performance explora temas existenciais de forma provocativa e com grande intervenção do público.

Logo a começar, na sexta-feira, 20 de março, pelas 21 horas, o DIZER POESIA promoverá um momento de beleza lírica e musical, no ambiente glamoroso no edifício do antigo Orfeão de Viseu, com o Recital de Poesia e Harpa, pela voz de André Gago e música de Emanuela Nicoli.

Já a 21 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, a cantora e compositora Milhanas, uma das vozes mais promissoras da música portuguesa atual, presenteará o público com uma performance moderna, que concilia o fado com o pop. O público será convidado a mergulhar no seu álbum de estreia, intitulado "De Sombra a Sombra”, no Mercado 2 de Maio, pelas 21 horas. 

Este espaço será ainda palco de outros dois grandiosos momentos musicais, ao longo do fim de semana. O espetáculo "Sob o signo do Jazz”, do projeto "Jazz & Poetry Ensemble – Nicolau Santos & Manuel Lourenço”, que funde clássicos do jazz com poemas de grandes poetas portugueses, bem como originais de Nicolau Santos, no sábado, dia 22, pelas 21 horas; e o espetáculo "Canta-me Histórias”, com a voz incontornável de Tim e com as histórias por detrás de várias canções de Xutos & Pontapés, Rio Grande e Tais Quais, no domingo, dia 23, às 17H30, encerrando a edição de 2025 do DIZER POESIA.

A celebração da poesia irá para além da música. O silêncio vai reinar e rimar com as conversas que o antigo Orfeão de Viseu acolherá na tarde de sábado, dia 22. Nicolau Santos apresentará Poesia (o seu) Lado B, numa "Conversa sem Guião”, pelas 15H30, à qual se seguirá uma abordagem à contemporaneidade da escrita de Camilo Castelo Branco, numa conversa com Fernando Alexandre Lopes e Sérgio Guimarães Sousa, pelas 16H30.

Um exemplo de que o escritor pertence, também, ao nosso tempo, é "Amor de Perdição”, a sua obra mais emblemática, e que não poderia faltar nesta edição do DIZER POESIA. A editora OperaOmnia apresenta-a, publicamente, com a participação do editor José Manuel Rodrigues Costa e do Professor da Universidade Católica Portuguesa, José Cândido de Oliveira Martins, pelas 17H30. Esta é uma nova edição- com o apoio do Município de Viseu.

No programa do DIZER POESIA, são quatro as exposições a destacar. 

De 20 a 30 de março, a Loja de Turismo, no Mercado 2 de Maio, acolhe a exposição "Autopsicografia | Master Gina”, um retrato interior da autora Sónia Madeira, através da ilustração e da escrita. 

No mesmo dia, e até 19 de abril, "Camilo na Biblioteca do Capitão” oferecerá a oportunidade aos viseenses e visitantes de percorrer o Museu Almeida Moreira e ver de perto não só a Casa do Capitão, bem como exemplares, raros, de livros de Camilo Castelo Branco, da sua biblioteca.

A 21 de março, numa parceria com a Casa de Camilo – Museu/Centro de Estudos, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva acolherá, até 10 de maio, a exposição "Entrelinhas”, da autoria do cartoonista António Antunes, onde diversos escritores portugueses, entre eles Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós, Agustina Bessa-Luís, Natália Correia ou José Saramago, são retratados de forma humorística. Ainda na "Casa dos Livros” serão expostas, a partir do seu espólio, diversas obras do romancista, objeto de seleção e escolha criteriosa.

É ainda numa celebração de Camilo que, por alguns lugares mencionados em "Amor de Perdição”, terá lugar, no dia 22, sábado, a etapa 5 do "Aqui há Caminhos”. Desta vez, os participantes serão convidados a percorrer e debater a vida e obra de Camilo Castelo Branco. A atividade terá duas sessões, pelas 11 horas e pelas 14H30, sendo que as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas para o email dizerpoesia.viseu@cmviseu.pt. 

No domingo, 23 de março, às 11 horas e às 14H30, o desafio é regressar à Fonte de São Francisco, para assistir ao espetáculo "Camilo na Rua”, peça de teatro onde se misturam expressões históricas e de época com música e estéticas atuais, com os atores Alexandre Sá e Emílio Gomes, numa produção do Bairro dos Livros.

Para os mais novos e famílias, a 4ª edição do DIZER POESIA reserva vários momentos.

O Museu Almeida Moreira acolherá as oficinas de introdução ao cinema de animação, no dia 20, quinta-feira, com a realizadora Graça Gomes, num exercício criativo e pedagógico; e nos dias seguintes, 21 e 22 de março, as oficinas de ilustração "Poesia Colorida”.

Também, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva reserva para os dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira) os contos e oficinas "Poemas com Arte”; no sábado, dia 22 de março, um concerto pedagógico com leitura e interpretação de poemas, "Som da Palavra”, por Ana Sousa, pelas 10H30; e o espetáculo teatral de Inácia Cruz, "Viagens de Mar, Terra e Sonho”, a partir da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelas 15 horas.

Em parceria com o Cine Clube de Viseu, as "Curtinhas com Poesia” regressam com cinco curtas-metragens, no Polo 1 do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu, a 21 de março. 

Paralelamente, o Museu Almeida Moreira recebe, nestes quatro dias de programação, uma iniciativa de Street Art, com um Mural poético. Na parede da fachada inferior do Museu Almeida Moreira, os visitantes e as pessoas que passam diariamente pela Rua Soar de Cima, são desafiados a caracterizar a poesia e prosa de Camilo Castelo Branco em uma ou duas palavras.

Na edição de 2025, o DIZER POESIA volta a lançar uma OPEN CALL, aberta a jovens dos 15 aos 18 anos, residentes no Município de Viseu, desafiando a criatividade na escrita e declamação poética. As candidaturas decorrem até 10 de março e as Normas de Participação encontram-se disponíveis no website municipal, em www.cm-viseu.pt. O anúncio dos vencedores da OPEN CALL DIZER POESIA 2025 terá lugar no domingo, dia 23, pelas 17 horas, no Mercado 2 de Maio.

A programação completa pode ser consultada AQUI

A 4ª edição do DIZER POESIA é organizada pelo Município de Viseu, com a parceria do Cine Clube de Viseu e da Casa de Camilo – Museu|Centro de Estudos.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi