Vida e obra de Camilo Castelo Branco celebradas na 4ª edição do DIZER POESIA
25-02-2025Cultura

No bicentenário do nascimento do romancista português, voltamos ao palco de "Amor de Perdição” para dezenas de ações que evocam o escritor e celebram também a poesia e os poetas, de 20 a 23 de março. Mercado 2 de Maio receberá grandes concertos e espetáculos, com Milhanas, Nicolau Santos e Manuel Lourenço, e Tim, a voz dos Xutos e Pontapés. Conversas, música, exposições, oficinas criativas, cinema, teatro, recitais de poesia e apresentação de livros integram a programação
Com o regresso da primavera, a "Cidade-Jardim” abre-se para a vida e obra do importante romancista português, Camilo Castelo Branco. A 4ª edição do DIZER POESIA acontece de 20 a 23 de março e, além de enaltecer este nome incontornável da história da literatura portuguesa, nos 200 anos do seu nascimento, continua a celebrar a literatura e os seus autores.
O evento, ancorado numa cuidada oferta cultural, diversificada e abrangente, inclui conversas, música e poesia, exposições, cinema, teatro, caminhadas orientadas, recitais de poesia, apresentações de livros, oficinas para todos os públicos e ações para o público infantil e juvenil.
Em 2025, a edição terá como plano de fundo cenários privilegiados, como o antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, o Mercado 2 de Maio, o Museu Almeida Moreira, a Fonte de São Francisco, o Círculo de Criação Contemporânea e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Terá também lugar em várias ruas e praças do Centro Histórico, algumas delas onde, no ficcional, passaram as mais importantes personagens da escrita de Camilo Castelo Branco.
Na véspera do arranque oficial do evento, a 19 de março, será escrito o prefácio do Dizer Poesia, com o espetáculo "Perdição”, com AFTA, Projeto Grupo Off, uma criação teatral no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Numa abordagem do teatro do absurdo, a performance explora temas existenciais de forma provocativa e com grande intervenção do público.
Logo a começar, na sexta-feira, 20 de março, pelas 21 horas, o DIZER POESIA promoverá um momento de beleza lírica e musical, no ambiente glamoroso no edifício do antigo Orfeão de Viseu, com o Recital de Poesia e Harpa, pela voz de André Gago e música de Emanuela Nicoli.
Já a 21 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, a cantora e compositora Milhanas, uma das vozes mais promissoras da música portuguesa atual, presenteará o público com uma performance moderna, que concilia o fado com o pop. O público será convidado a mergulhar no seu álbum de estreia, intitulado "De Sombra a Sombra”, no Mercado 2 de Maio, pelas 21 horas.
Este espaço será ainda palco de outros dois grandiosos momentos musicais, ao longo do fim de semana. O espetáculo "Sob o signo do Jazz”, do projeto "Jazz & Poetry Ensemble – Nicolau Santos & Manuel Lourenço”, que funde clássicos do jazz com poemas de grandes poetas portugueses, bem como originais de Nicolau Santos, no sábado, dia 22, pelas 21 horas; e o espetáculo "Canta-me Histórias”, com a voz incontornável de Tim e com as histórias por detrás de várias canções de Xutos & Pontapés, Rio Grande e Tais Quais, no domingo, dia 23, às 17H30, encerrando a edição de 2025 do DIZER POESIA.
A celebração da poesia irá para além da música. O silêncio vai reinar e rimar com as conversas que o antigo Orfeão de Viseu acolherá na tarde de sábado, dia 22. Nicolau Santos apresentará Poesia (o seu) Lado B, numa "Conversa sem Guião”, pelas 15H30, à qual se seguirá uma abordagem à contemporaneidade da escrita de Camilo Castelo Branco, numa conversa com Fernando Alexandre Lopes e Sérgio Guimarães Sousa, pelas 16H30.
Um exemplo de que o escritor pertence, também, ao nosso tempo, é "Amor de Perdição”, a sua obra mais emblemática, e que não poderia faltar nesta edição do DIZER POESIA. A editora OperaOmnia apresenta-a, publicamente, com a participação do editor José Manuel Rodrigues Costa e do Professor da Universidade Católica Portuguesa, José Cândido de Oliveira Martins, pelas 17H30. Esta é uma nova edição- com o apoio do Município de Viseu.
No programa do DIZER POESIA, são quatro as exposições a destacar.
De 20 a 30 de março, a Loja de Turismo, no Mercado 2 de Maio, acolhe a exposição "Autopsicografia | Master Gina”, um retrato interior da autora Sónia Madeira, através da ilustração e da escrita.
No mesmo dia, e até 19 de abril, "Camilo na Biblioteca do Capitão” oferecerá a oportunidade aos viseenses e visitantes de percorrer o Museu Almeida Moreira e ver de perto não só a Casa do Capitão, bem como exemplares, raros, de livros de Camilo Castelo Branco, da sua biblioteca.
A 21 de março, numa parceria com a Casa de Camilo – Museu/Centro de Estudos, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva acolherá, até 10 de maio, a exposição "Entrelinhas”, da autoria do cartoonista António Antunes, onde diversos escritores portugueses, entre eles Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós, Agustina Bessa-Luís, Natália Correia ou José Saramago, são retratados de forma humorística. Ainda na "Casa dos Livros” serão expostas, a partir do seu espólio, diversas obras do romancista, objeto de seleção e escolha criteriosa.
É ainda numa celebração de Camilo que, por alguns lugares mencionados em "Amor de Perdição”, terá lugar, no dia 22, sábado, a etapa 5 do "Aqui há Caminhos”. Desta vez, os participantes serão convidados a percorrer e debater a vida e obra de Camilo Castelo Branco. A atividade terá duas sessões, pelas 11 horas e pelas 14H30, sendo que as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas para o email dizerpoesia.viseu@cmviseu.pt.
No domingo, 23 de março, às 11 horas e às 14H30, o desafio é regressar à Fonte de São Francisco, para assistir ao espetáculo "Camilo na Rua”, peça de teatro onde se misturam expressões históricas e de época com música e estéticas atuais, com os atores Alexandre Sá e Emílio Gomes, numa produção do Bairro dos Livros.
Para os mais novos e famílias, a 4ª edição do DIZER POESIA reserva vários momentos.
O Museu Almeida Moreira acolherá as oficinas de introdução ao cinema de animação, no dia 20, quinta-feira, com a realizadora Graça Gomes, num exercício criativo e pedagógico; e nos dias seguintes, 21 e 22 de março, as oficinas de ilustração "Poesia Colorida”.
Também, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva reserva para os dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira) os contos e oficinas "Poemas com Arte”; no sábado, dia 22 de março, um concerto pedagógico com leitura e interpretação de poemas, "Som da Palavra”, por Ana Sousa, pelas 10H30; e o espetáculo teatral de Inácia Cruz, "Viagens de Mar, Terra e Sonho”, a partir da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelas 15 horas.
Em parceria com o Cine Clube de Viseu, as "Curtinhas com Poesia” regressam com cinco curtas-metragens, no Polo 1 do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu, a 21 de março.
Paralelamente, o Museu Almeida Moreira recebe, nestes quatro dias de programação, uma iniciativa de Street Art, com um Mural poético. Na parede da fachada inferior do Museu Almeida Moreira, os visitantes e as pessoas que passam diariamente pela Rua Soar de Cima, são desafiados a caracterizar a poesia e prosa de Camilo Castelo Branco em uma ou duas palavras.
Na edição de 2025, o DIZER POESIA volta a lançar uma OPEN CALL, aberta a jovens dos 15 aos 18 anos, residentes no Município de Viseu, desafiando a criatividade na escrita e declamação poética. As candidaturas decorrem até 10 de março e as Normas de Participação encontram-se disponíveis no website municipal, em www.cm-viseu.pt. O anúncio dos vencedores da OPEN CALL DIZER POESIA 2025 terá lugar no domingo, dia 23, pelas 17 horas, no Mercado 2 de Maio.
A programação completa pode ser consultada AQUI
A 4ª edição do DIZER POESIA é organizada pelo Município de Viseu, com a parceria do Cine Clube de Viseu e da Casa de Camilo – Museu|Centro de Estudos.