Saltar para o conteúdo principal

Viseu assinala os 48 anos da “Revolução dos Cravos” com programa comemorativo

19-04-2022Município
Viseu assinala os 48 anos da “Revolução dos Cravos” com programa comemorativo
Cerimónias oficiais, de reconhecimento e homenagem, assim como momentos musicais, integram o programa, aberto à comunidade 

Na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, assinalam-se os 48 anos daquela que ficou conhecida como a "Revolução dos Cravos”, data que instauraria a tão desejada liberdade em Portugal, e Viseu assinala esta efeméride com um programa de comemorações aberto a toda a comunidade. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, "em 2022, retomamos as comemorações presenciais do 25 de Abril. Relembrar esta data e todas as figuras que dela fizeram parte é um compromisso que temos para com a história, a sociedade e para com os próprios protagonistas da Revolução dos Cravos. Viseu, através do seu Regimento de Infantaria, teve um papel fulcral; um legado que nunca poderá cair no esquecimento”. "Orgulhamo-nos dos nossos heróis e Capitães e é com especial satisfação que a Câmara e a Assembleia unem esforços na preparação deste programa comemorativo”, conclui o autarca.

A programação tem início na véspera desta data, a 24 de abril, com um espetáculo musical, que junta vários artistas no Teatro Viriato. Chama-se "CANTO LIVRE – Viseu canta a liberdade” e terá início pelas 21 horas. A entrada é gratuita, sujeita à reserva prévia através do email cultura@cmviseu.pt. Estes bilhetes devem ser levantados no Teatro Viriato, a 24 de abril, entre as 10 horas e as 12H30 e as 14H30 e as 18 horas. 

Já no próprio Dia da Liberdade, pelas 9H30, será no Regimento de Infantaria nº14 de Viseu que será feito o reconhecimento por parte dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria e dos seus militares no 25 de Abril. 

De seguida, pelas 10H15, uma homenagem simbólica aos Capitães de Abril – cujo papel foi de enorme relevância no movimento e revolução - será realizada na Avenida com o mesmo nome, em Viseu, com a deposição de uma coroa de flores por parte dos Órgãos Municipais.

Em 2022, é a Freguesia de Silgueiros que acolhe parte das comemorações oficiais, nomeadamente a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal. Pelas 11 horas, será no Centro Pindelense, em Pindelo de Silgueiros, que se realizará este momento, o qual contará com a presença do Major General Carlos Chaves, presidente da Associação Viriatos.14, que, enquanto convidado e conferencista, fará uma comunicação subordinada ao tema "25 de Abril: 48 anos depois”. 

O programa de comemorações em Viseu, promovido pela Assembleia e Câmara Municipais de Viseu, terminará com um momento musical, com início pelas 15 horas, na Escola EB2,3 D. Luís Loureiro, em Pindelo de Silgueiros. Protagonizam esta iniciativa, de entrada livre, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense, a Orquestra Juvenil do Conservatório de Viseu e o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi