Viseu celebra 49º aniversário do Dia da Liberdade

19-04-2023Município
Viseu celebra 49º aniversário do Dia da Liberdade

Aberto a toda a comunidade, o programa conta com homenagens, cerimónias oficiais e momentos musicais

A próxima terça-feira, dia 25 de abril, marca o 49º aniversário da "Revolução dos Cravos”, dia em que se comemora a tão desejada luta pela liberdade no nosso país.

Em Viseu, esta data é celebrada com um programa de comemorações, aberto a toda comunidade, e para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, "é uma homenagem a todos os heróis que mudaram a história de Portugal, com um enorme impacto nos dias de hoje e uma herança que jamais poderá ser esquecida, num esforço conjunto entre a Assembleia Municipal e a Câmara”.

As celebrações do Dia da Liberdade começam pelas 9H30, no Regimento de Infantaria nº 14 de Viseu (RIV), onde é reconhecido, por parte dos Órgãos Municipais, o papel do RIV no 25 de Abril. Segue-se uma homenagem aos Capitães de Abril, com a deposição de uma coroa de flores na Avenida que honra o nome dos mesmos, destacando a importância e o papel fundamental das forças armadas na "Revolução dos Cravos”.

Em Viseu, as comemorações oficiais desta efeméride, têm sido assinaladas com uma Sessão Extraordinária Comemorativa da Assembleia Municipal, sendo realizada nas diversas Freguesias do concelho.

Este ano, a Freguesia de Côta é a anfitriã, num reconhecimento à relevância do meio rural no quadro económico, social e cultural de Portugal, procurando relevar a importância dos territórios que procuram ativamente evitar a desertificação das suas aldeias e dar a conhecer uma região que se distingue pela sua cultura e património e se afirma pela resiliência das suas gentes.

A Sessão Solene decorrerá na Casa Social de S. Pedro, em Sanguinhedo de Côta, contando com a presença do convidado-conferencista Prof. Doutor João Pedro Antas de Barros, com uma comunicação subordinada ao tema "25 de Abril – Um caminho para o futuro”.

As comemorações do 49º aniversário do 25 em Abril, em Viseu, vão terminar, pelas 18 horas, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, com a performance da Orquestra Juvenil de Viseu ao lado de Lena D´Água. A entrada é gratuita, porém sujeita à lotação da sala, pelo que os interessados em assistir deverão levantar previamente o seu ingresso na Loja de Turismo de Viseu.