Saltar para o conteúdo principal

Viseu celebra Dia Mundial da Dança com programa especial

28-04-2022Município
Viseu celebra Dia Mundial da Dança com programa especial
Praça da República enche-se de música e ritmo esta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de abril

O Dia Mundial da Dança assinala-se amanhã, dia 29 de abril, e Viseu não quis ficar de fora da celebração desta efeméride, apresentando por isso um programa dedicado a esta arte, reconhecida como linguagem universal, livre e agregadora. 

Amanhã, pelas 10 horas, a Praça da República (Rossio) será palco da iniciativa "Dança pela Paz”. Várias turmas do 1º ciclo, em representação dos Agrupamentos de Escolas do concelho, irão realizar Flash mob (performance/coreografia de dança), que envolverá cerca de 170 alunos.

Este ano, face à situação de instabilidade mundial, o objetivo desta atividade é sublinhar a importância da conciliação e manutenção de paz entre povos. No final desta performance, as crianças desenharão a palavra PAZ no espaço com o próprio corpo, seguida de uma largada de balões.

A iniciativa celebra também o programa VISEU EDUCA e as suas múltiplas vertentes e intervenções na comunidade educativa. No presente ano letivo, a Música e a Dança abrangem a totalidade dos cerca de 3 mil alunos do município, em plena articulação com os conteúdos programáticos do currículo escolar. 

Já no sábado, dia 30 de abril, o Município de Viseu, em parceria com a Escola de Dança Lugar Presente e a Escola de Artes AM'arte, tem também preparado um programa temático, com atividades para todas as idades, a decorrer na Praça da República (Rossio).

A programação conta com uma tarde recheada de animação, a partir das 15 horas, com apresentações por parte das escolas aderentes, mas também com um momento no qual todas as pessoas, escolas ou academias que queiram subir a palco e fazer a sua apresentação podem fazê-lo, por ordem de chegada, dando a conhecer o seu talento. 

A escola de dança Lugar Presente iniciou a sua atividade em 2005 e oferece cursos em regime livre de variados tipos de Dança, Teatro e outras disciplinas. Já a AM’arte destina-se ao público mais infantil e. a par das aulas de dança e teatro, aposta numa abordagem transversal da arte, potenciando a criatividade, a imaginação, a descoberta e o bem-estar das crianças. 

Relembramos ainda que, no dia 29 de abril, a Escola de Dança Lugar Presente apresentará ainda um conjunto de coreografias, de várias turmas e com diferentes estilos de dança, assim como um Flash mob com a participação de todos os alunos da Escola viseense, no Palácio do Gelo Shopping, a partir das 19 horas. Globalmente, serão quase duas centenas de crianças, jovens e adultos envolvidos nesta iniciativa de homenagem e celebração desta arte.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi