VISEU HABITA passa a valorizar obras de melhoria da eficiência energética e do comportamento térmico das casas

21-01-2021Habitação
O programa VISEU HABITA conheceu hoje um "upgrade”, passando agora a valorizar obras de melhoria da eficiência energética e do comportamento térmico das habitações. A aprovação desta alteração decorreu em reunião de Câmara.

O objetivo é garantir melhores níveis de conforto habitacionais, com efeitos óbvios no bem-estar e saúde das pessoas. Assim, a comparticipação máxima do Viseu Habita é incrementada em 20%, passando dos 5.000 euros para os 6.000 euros. Recorde-se que, desde 2014, o programa já beneficiou um total de 564 famílias, num montante global que ultrapassa os 3,6 milhões de euros (em conjunto com o VISEU SOLIDÁRIO).

No âmbito da reuniao de Câmara, destaque ainda para a aprovação de um protocolo entre o Município e a Surdisol – União de Apoio ao Surdo e Populações Especiais, no valor de 9 mil euros. Este protocolo irá permitir o acompanhamento de pessoas surdas a diferentes serviços municipais de atendimento ao público e espaços culturais (visitas aos museus municipais, visitas à cidade). Inclui ainda a interpretação presencial da Língua Gestual Portuguesa de Seminários, Conferências, Simpósios, entre outros eventos públicos, bem como a realização de ações de formação e cursos de Língua Gestual.

Por último, o Executivo aprovou hoje a adjudicação de duas importantes obras. A primeira, na Ponte de Prime, um investimento que ronda os 250 mil euros. Foi ainda adjudicada a reabilitação do edifício da Estação de Torredeita, no valor de 155 mil euros.