Viseu inicia processo de geminação com a Cidade de Leão

27-05-2022Município
Viseu inicia processo de geminação com a Cidade de Leão

O Município de Viseu aprovou, ontem, em Reunião de Câmara, uma proposta de geminação com a Cidade de Leão. A proposta, que foi apresentada pelo Presidente da Câmara, pretende criar a primeira geminação com uma cidade espanhola, dado que Viseu não possui, à data, nenhuma geminação com cidades espanholas.

Há várias evidências, factos históricos e razões que permitem afirmar a importância e a potencialidade desta geminação com Leão.

A génese de Portugal irá completar, no ano de 2043, nove séculos de história política como nação autónoma e independente. No ano de 1058 (Século XI), a cidade de Viseu foi conquistada aos seus ocupantes mouros ou árabes pelo Rei Leão Fernando I, que ficou conhecido como Fernando Magno, pelas importantes e decisivas conquistas por ele conseguidas com os seus exércitos.

Além de Viseu, Fernando Magno conquistou ainda a cidade de Coimbra, no ano de 1064. Isto significa que a porção de território que constitui hoje Portugal, entre a fronteira da Galiza e a cidade de Coimbra, e que se convencionou designar por "Condado Portucalense”, foi conquistada aos infiéis pelos reis de leão, designadamente pelo já referido Fernando Magno.

Significa também que Portugal é constituído por duas metades territoriais: a primeira, entre a Galiza e Coimbra, conquistada pelos reis de Leão e a segunda, entre Coimbra e o Algarve, conquistada pelos futuros reis portugueses.

Viseu fez parte integrante do Reino de Leão, até pelo menos ao Tratado de Zamora, de 1143, assinado entre D. Afonso Henriques e o seu primo-direito, Afonso Raimundo (filho do Conde D. Raimundo e de D. Urraca), que era então o Rei Leão, com título de Afonso VII.

Desta forma, acredita-se que exista uma "dívida histórica” da cidade de Viseu para com Leão, pois foram os soberanos desta última cidade, sede do reino com o mesmo nome, que lutaram para retirar Viseu das mãos dos sarracenos e fizeram integrar a nossa cidade no mundo cristão da reconquista.

"Por estas grandes razões, há um interesse mútuo por esta geminação e pretendemos avançar com o início do processo de geminação com a cidade de Leão”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas.