Saltar para o conteúdo principal

VISEU NOVO SRU adjudicou obra de reabilitação do antigo Orfeão de Viseu

25-06-2020Investimento
VISEU NOVO SRU adjudicou obra de reabilitação do antigo Orfeão de Viseu
A notícia foi hoje, dia 25 de junho, avançada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, que deu conhecimento da adjudicação, pela Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO, da empreitada de reabilitação do edifício do antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita. 

A obra, com um prazo de execução de 18 meses e um investimento superior a 1,2 milhões de euros, permitirá devolver à comunidade aquele que é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico e um exemplar inigualável do nosso património histórico e arquitetónico. 

A intervenção será estruturante, mas seguindo os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício, mantendo elementos distintivos como a cobertura, o conjunto de azulejos, as escadarias, os tetos, o lanternim e os salões. 

"Esta é uma obra muito desejada num imóvel histórico de grande memória e afeto em Viseu”, considerou o Presidente da Câmara. "Conciliámos o objetivo de o revitalizar com o desígnio de uma exemplar intervenção de reabilitação patrimonial”, afirmou António Almeida Henriques. 

A empreitada contemplará o reforço estrutural do desvão e estrutura da cobertura, incluindo a substituição do seu revestimento, aplicação de todas as infraestruturas necessárias ao seu funcionamento, ampliação com um novo corpo (na sua parte posterior) e arranjo geral do logradouro. 

O avançar desta obra permite dar seguimento à estratégia de revitalização do Centro Histórico, levada a cabo pelo Município de Viseu e a VISEU NOVO desde 2014, através da criação de novas âncoras no coração da cidade. Neste caso, o futuro do edifício passará pela recuperação das atividades culturais ali anteriormente desenvolvidas, permitindo que no "corpo” novo seja instalado um equipamento de apoio pedagógico.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi