Viseu recebe etapa da “Vuelta” no próximo ano, a 4 de setembro

18-12-2019Desporto
Viseu recebe etapa da “Vuelta” no próximo ano, a 4 de setembro
Partida da 19.ª etapa será feita na Avenida da Europa e liga Viseu a Ciudad Rodrigo

Está confirmado: Viseu vai ser palco da partida de uma das etapas da Vuelta – Volta a Espanha em bicicleta. O anúncio foi feito esta terça-feira, em Madrid, na cerimónia de apresentação da prova, e na qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

A etapa que ligará Viseu a Ciudad Rodrigo, e que se disputa a 4 de setembro de 2020, será a 19.ª e penúltima da prova, que arranca a 14 de agosto, na Holanda, e termina a 6 de setembro, na capital espanhola.

Os ciclistas partirão da Avenida da Europa e, até entrarem em território espanhol, vão percorrer outros concelhos da região, nomeadamente de baixa densidade.

"Vemos esta participação, em estreita colaboração com o Turismo Centro de Portugal, como uma oportunidade única de internacionalização de Viseu enquanto destino turístico, nomeadamente nos mercados europeus e de língua espanhola”, explica Almeida Henriques, lembrando, por outro lado, que Espanha continua a ser o "principal emissor” de turistas estrangeiros.

O autarca destacou ainda o facto daquela que é uma das três mais importantes provas de ciclismo do Mundo regressar ao nosso País, 22 anos depois, e com Viseu a assumir-se como uma dessas portas de entrada.

Viseu reforça assim a sua tradição histórica no ciclismo, sendo já ponto de paragem obrigatória da Volta a Portugal, a maior prova velocipédica nacional.