Viseu recebe o mais importante festival de cinema de turismo do país, no ano "Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação"

02-10-2020Cultura
ART&TUR realiza-se de 20 a 23 de outubro com plano específico de contingência, segurança e proteção

A penúltima semana de outubro traz a Viseu o mais importante evento de cinema de turismo do país e um dos mais relevantes da Europa: o festival ART&TUR, na sua 13ª edição.

A iniciativa da Centro Portugal Film Commission e do Turismo Centro de Portugal realiza-se de 20 a 23 de outubro, tendo o Município de Viseu como anfitrião e coorganizador, no ano em que a "Cidade-jardim da Beira” se elege como destino de cinema e fotografia.

Durante três dias serão exibidos os 72 filmes que compõem a seleção dos premiados pelo júri do festival, cujos títulos podem ser consultados no site do evento, em www.tourfilm-festival.com/programa, e que serão votados pelo público.

António-Pedro Vasconcelos, cineasta e embaixador de Viseu para o ano do cinema e fotografia, é o Presidente do júri do festival, que tem como diretor Francisco Dias.

O primeiro dia, 20 de outubro, será dedicado aos filmes integrados na competição nacional, tendo lugar no Viriato Teatro Municipal. Nos dias 21 e 22 apresentam-se os filmes da competição internacional, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. A 23 tem lugar a cerimónia de entrega de prémios, também na Aula Magna.

Ao longo da semana e até 25 de outubro, domingo, a programação cultural da cidade associa-se ao festival ART&TUR, com propostas especialmente desenhadas na área da música e do cinema.

Com um plano de segurança, proteção e higienização organizado e reforçado, o evento cumprirá com todas as normas impostas pela legislação em vigor e pela Direção-Geral de Saúde, sendo a sua definição e execução acompanhadas pela Proteção Civil Municipal.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, "a realização deste importante festival de cinema em Viseu confirma o estatuto cultural e turístico alcançado pela cidade, mas também a credibilidade reconhecida ao Município no acolhimento de eventos internacionais, especialmente no contexto que atravessamos”.

Para o Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, "O ART&TUR 2020, em Viseu, consagra os melhores filmmakers de Turismo do mundo, renova a capacidade de nos continuarmos a promover internacionalmente e convida-nos a visitar esta extraordinária cidade, coração do Dão.”

No que toca aos participantes, face à pandemia do COVID-19, o volume dos mesmos foi reduzido a um terço, e a participação online priorizada. O programa do festival será transmitido em live stream, através das redes sociais.

Entre os destaques de programação encontram-se duas grandes estreias para Viseu.

No dia 20, pelas 21 horas, o Viriato Teatro Municipal vai assistir à estreia do documentário "Feira de São Mateus - A feirar há 627 anos”. Realizado pelo viseense John Gallo e produzido pela VISEU MARCA, o filme documenta o momento histórico de revitalização do certame na atualidade, bem como a riquíssima história de um dos eventos do género mais relevantes na Europa. Segundo a sinopse do documentário, "a voz e o testemunho de Pedro Abrunhosa, António Almeida Henriques, do gestor do certame Jorge Sobrado e do historiador Luís Fernandes, entre outros, ilustram imagens do presente e do passado da Feira de São Mateus, criada pela Carta de Feira concedida pelo rei D. João I em 10 de janeiro de 1392”.

Já no dia 23, pelas 18 horas, assistiremos à exibição da curta-metragem "Corte" dos jovens viseenses Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, selecionado para a competição da "Cinéfondation” do Festival de Cannes 2020, e vencedor do prémio "Novo Talento” do festival INDIE Lisboa 2020.

Os interessados em participar destas estreias já se podem inscrever no site do evento, em www.tourfilm-festival.com/programa.

No contexto do festival, a cidade vai poder assistir a quatro espetáculos e concertos, no Multiusos de Viseu, espaço que garantirá as necessárias condições de segurança e distanciamento. Todas as atividades requerem a reserva prévia de bilhetes, em local a anunciar brevemente.

A 22 de outubro, quinta-feira, pelas 21H30, a Orquestra Filarmónica Portuguesa vai apresentar um concerto de homenagem aos 250 anos da morte de Beethoven. Já no dia 23 é a vez de Moullinex. O DJ e produtor de música eletrónica, também viseense, anima a noite no Pavilhão Multiusos. A 24, pelas 21H30, Mara Pedro atua na sua cidade-natal. A fadista viseense sobe ao palco do Pavilhão Multiusos para interpretar muitos dos seus êxitos.

No domingo, dia 25, a Orquestra Filarmonia das Beiras fecha com chave de ouro a programação, com o concerto "Clássicos do Cinema”. Serão executados alguns dos temas mais notáveis da história do cinema, desde a década de 60 do século XX até 2013, como "007”, "A Lista de Schindler”, "Jurassic Park”, "Titanic”, "Piratas das Caraíbas”, "Senhor dos Anéis”, entre outros.

"Viseu é um destino turístico e cultural vivo e seguro – esta é a principal mensagem do acolhimento do ART&TUR”, considera por sua vez o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado. "O evento projeta Viseu enquanto território de criação e programação, mas também como destino que soube reorganizar-se e adaptar-se”, remata.

Todas as informações sobre o Festival ART&TUR estão disponíveis no site do evento, em www.tourfilm-festival.com.