Viseu reforça investimento nas freguesias com 1,5 milhões de euros

18-03-2021Investimento
Viseu reforça investimento nas freguesias com 1,5 milhões de euros
Autarquia incrementa a aposta na coesão territorial do concelho, com a aprovação de um envelope financeiro global (com a proposta da ETAR de Silgueiros) de mais de 5 milhões de euros para as freguesias

O Município de Viseu aprovou hoje, em reunião de Câmara, um conjunto de contratos programa, protocolos e empreitadas contínuas, que representam um investimento superior a 1,5 milhões de euros nas freguesias, com destaque para as de baixa densidade. A autarquia reforça assim a sua aposta na coesão territorial, contribuindo diretamente para a melhoria das condições de vida dos viseenses.

Entre os vários projetos e obras que integram este pacote de investimentos, destaque para o grande número de intervenções a realizar na requalificação de arruamentos, através de delegação de competências com diferentes Juntas de Freguesia, nomeadamente na freguesia de Povolide, com a requalificação da Rua Nª. Srª. do Rosário e Rua da Regateira, em Vila Corça, incluindo sinalização vertical e horizontal, num valor que ronda os 125 mil euros.

Saliente-se a aprovação do protocolo de delegação de competências com a freguesia de Ranhados, com vista ao calcetamento do interior da localidade, um investimento de perto de 237 mil euros. Com a Junta de Freguesia de Bodiosa será também realizado um protocolo, no valor de 106 mil euros, para a requalificação da Rua Principal, em Travanca.

Os investimentos da autarquia viseense nas freguesias do concelho visam também a dimensão turística e cultural. Assim, foram hoje aprovados dois contratos-programa para apoiar a criação de duas novas rotas, especificamente nas freguesias de Côta e Ribafeita. Neste último caso, será direcionado um apoio financeiro de 27 mil euros para a criação da Rota dos Carvalhos da Barca, enquanto para Côta foram atribuídos 30 mil euros para a criação da Rota de São Salvador.

A promoção da atividade física e desportiva é outra das áreas que continua a merecer a atenção do Município de Viseu. Neste campo, o Executivo municipal aprovou hoje um protocolo de delegação de competências com a freguesia de Repeses e São Salvador, com vista à requalificação do Polidesportivo de Santa Eulália, um investimento superior a 75 mil euros. "Para além de termos aprovado um envelope financeiro que beneficia praticamente todas as freguesias do nosso concelho, importa referir que estamos também a investir nas várias dimensões que consideramos imprescindíveis para o projeto de qualidade de vida que definimos para Viseu. A coesão territorial é, e continuará a ser, uma prioridade”, afirma Conceição Azevedo, Vice-Presidente da Câmara Municipal.

Ecopista do Dão vai ser requalificada

A reunião de Câmara de hoje fica também marcada pela adjudicação do contrato para a requalificação da Ecopista do Dão, um investimento superior a 235 mil euros. Os trabalhos a realizar, com um prazo estimado de 120 dias, incluem a repintura em slurry do troço inicial entre o Tribunal (Avenida da Europa) e a Estação de Figueiró; a requalificação da sinalização horizontal e vertical de 6 cruzamentos considerados perigosos; a repintura em slurry e sinalização de todos os cruzamentos da ecopista; a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais com reperfilamento de valetas e execução de valetas em betão; e ainda aplicações pontuais da vedação da Ecopista.

Refira-se ainda que o lettering, o arranjo da vedação em madeira, a substituição de dissuasores e limpeza, a desmatação de taludes e a remoção de terras soltas, já foram executados no âmbito dos contratos de manutenção com a CIM Dão Lafões. "Passados cerca de 14 anos depois da inauguração do 1º troço, voltamos a intervir neste espaço ‘nobre’ de prática de atividade física dos viseenses, antevendo-se posteriormente uma 2ª fase de intervenção na qual se inclui a pintura do slurry do troço mais recente”, adianta Conceição Azevedo.

Recorde-se que a inauguração do 1º troço (até Figueiró) da Ecopista do Dão realizou-se em 21 de abril de 2007. A 2ª fase, entre Figueiró e Santa Comba Dão (no concelho de Viseu, até Farminhão), foi inaugurada a 1 de julho de 2011. A gestão e manutenção deste equipamento está entregue à CIM Viseu Dão Lafões que, anualmente, protocola com os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.