Inaugurada a 31 de Maio de 2002, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva fica situada na Rua Aquilino Ribeiro (junto à "Loja do Cidadão").
Resultou de um projeto idealizado pela autarquia viseense, apoiado pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), tendo sido concebido por uma equipa coordenada pelo Arq.º Manuel Tainha.

Especialmente destinada a prestar serviços à população do concelho de Viseu, a Biblioteca Municipal oferece um fundo documental heterogéneo, abarcando todas as áreas do conhecimento.

Em saudável convívio coexistem diversos tipos de suportes documentais. Para além de livros, jornais e revistas, o utilizador da Biblioteca pode aceder livremente a DVDs, CDs, VHSs e à Internet.

A informação distribui-se de forma organizada pelas estantes de espaços diversificados, conforme se trate da sala de leitura de adultos, da sala infanto-juvenil, da sala multimédia, da sala de publicações periódicas, do espaço de leitura informal. Existe ainda um espaço destinado a dar apoio a pessoas com deficiência visual, devidamente apetrechado com equipamento apropriado.

O sector adulto acolhe a BDteca Luiz Beira que resulta da doação à Biblioteca Municipal de cerca de 4500 álbuns e revistas de BD, em permanente atualização.

A Biblioteca dispõe ainda de um valioso espólio documental antigo, que se encontra fora do alcance do utilizador comum, num espaço para o efeito reservado, sendo alvo de inúmeras solicitações de consulta por parte de investigadores.

Inserida numa nova política nacional de leitura pública, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva oferece aos leitores um amplo espaço cultural, aberto à informação e lazer recebendo com frequência atividades diversas de animação tais como conferências, exposições, lançamento de livros, encontros com escritores, etc.

 

A biblioteca disponibiliza a todo o público escolar, especialmente ao pré-escolar e 1º ciclo, um leque de atividades lúdicas: hora do conto, atelier, bibliopaper, jogos dramatização, conto multimédia, etc.

Neste espaço dispomos ainda de um serviço técnico o SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, recurso técnico destinado a apoiar as bibliotecas escolares do concelho.

Este espaço pretende democratizar o acesso ao conhecimento, colocando à disposição dos utilizadores, independentemente da sua faixa etária e do estatuto sócio-cultural em que se inserem, os meios necessários para a promoção de hábitos de leitura e para o desenvolvimento cultural e inclusão social.