A sociedade contemporânea impõe-nos o reconhecimento inequívoco da importância cultural dos Museus em geral.
Com o objetivo de salvaguardar e divulgar a história das gentes e da cidade, os museus são instrumentos imprescindíveis na dinamização cultural das comunidades e na divulgação dos saberes, por forma a garantir o usufruto dos nossos bens artísticos.
A relevância estratégica deste tipo de equipamentos para a política cultural é comprovada e, ciente de que cabe ao município a salvaguarda da história e da tradição, a Câmara Municipal de Viseu tem como escopo atingir a construção de instrumentos culturais vivos, criativos, que contribuam para o desenvolvimento integrado da comunidade, cumpridores das suas funções museológicas e com valorização digna dos seus acervos.
É assim criada a Rede Municipal de Museus, projeto que garante o pleno funcionamento integrado das estruturas museológicas do município de Viseu, assegurando útil e proveitosa cumplicidade entre si, interagindo em recursos, interesses, organização, gestão, aplicação de boas práticas e desenvolvimento integrado e sustentado.
A preservação da história multifacetada do nosso povo e do nosso território, leva-nos a lançar mão dessa rede, com um conjunto de estruturas museológicas diversificados, muitas já em funcionamento e outras em fase de conclusão de obras e conteúdos.
A Rede Municipal de Museus envolve as pessoas, as comunidades e transforma os espaços físicos em locais acessíveis, vivos e abertos a todos.
Atingem-se objetivos diversos, nomeadamente, investigar, incorporar, conservar, documentar, valorizar, apresentar património material e imaterial, chegar ao mais diversificado público e desenvolver planos de atividades que contribuem para a valorização educativa e cultural da comunidade e em simultâneo promover e propiciar a fruição turística de Viseu.
Este projeto municipal reforça a política de apoio aos museus e núcleos museológicos do concelho, promovendo a sua requalificação, divulgação e, concomitantemente, a sua democratização.
Para além da renovação dos espaços e dos percursos e discursos expositivos, bem como dos materiais informativos das estruturas museológicas disponibilizados, nestes últimos anos a autarquia tem feito um grande investimento nas áreas da reabilitação e conceção /execução de conteúdos.
Assim, e não obstante o reconhecimento exterior obtido pela ação desenvolvida até aqui, continuamos a trabalhar no sentido da otimização das unidades museológicas, ora integradas em rede, bem como da qualidade e diversificação da oferta de atividades aos diferentes públicos.
Todos poderão continuar a ir cada vez mais à descoberta de muitas das facetas históricas, artísticas, científicas e etnográficas do concelho de Viseu e também de programas educativos de exploração destas múltiplas infraestruturas que se disponibilizam à comunidade e a todos os que nos visitam, para continuarmos a ser a Melhor Cidade para se viver.