Mamaltar de Vale de Fachas é palco do 1º Viseu Trail Running a 11 de setembro

Iniciativa integra dois percursos competitivos e uma caminhada solidária. Inscrições até 5 de setembro

No próximo mês de setembro, dia 11, a Grande Rota de Mamaltar de Vale de Fachas será palco da primeira edição do “Viseu Trail Running”. A partida terá início pelas 9 horas, no Parque do Fontelo, em Viseu. O evento desportivo é organizado pelo Município de Viseu e a Associação “Brave Viriathvs Runners”.

Nesta estreia, o evento propõe duas provas de caráter competitivo, um Trail Longo de 35 quilómetros, que perfaz a totalidade da Grande Rota, e um Trail Curto de 18 quilómetros. Este é um percurso que percorre as freguesias de Viseu, Rio de Loba, Mundão e Cavernães.

Em ambas as provas poderão inscrever-se atletas associados da Associação de Trail Running Portugal ou não associados, maiores de 18 anos, tendo à disposição 4 escalões, masculino e feminino.

Paralelamente, o evento propõe também uma caminhada de 6 quilómetros para toda a comunidade, cuja inscrição tem um custo de 3 euros. Esta é uma caminhada solidária que apoiará a Associação Síndrome de Dravet – Portugal com 50% das receitas das inscrições.

O “Viseu Trail Running” reúne um conjunto de parceiros, entre eles associações e instituições desportivas locais. Andreia Sofia Matos, viseense e repórter da Federação Portuguesa de Futebol, é a madrinha do evento.

A iniciativa visa contribuir para a oferta diversificada de eventos desportivos na cidade-região, incentivando a prática regular de atividade física junto de toda a comunidade, incluindo atletas. Simultaneamente, e pela sua vertente ‘outdoor’, promove o conhecimento do património natural, arqueológico e histórico de Viseu.

O prazo de inscrições termina a 5 de setembro e os interessados podem efetuar a inscrição online, em www.viseutrailrunning.pt, ou presencialmente, nas juntas de freguesia de Viseu, Cavernães, Mundão e Rio de Loba, nos ginásios FFitness, Forlife, Stargym e Hobbyvida,e no Pavilhão Cidade de Viseu.