Município de Viseu lança campanha de sensibilização para a higiene urbana de animais de companhia

Kit de limpeza será oferecido a quem registar o seu animal na junta de freguesia. Câmara quer aumentar o número de registos de animais

A Câmara Municipal de Viseu apresentou esta segunda-feira a campanha de sensibilização e pedagogia ambiental “O que é o que seu cão diz de si?”.

A iniciativa visa promover cuidados de limpeza de dejetos caninos no espaço público, nomeadamente em parques e passeios da cidade.

“Viseu amiga dos animais e donos de animais amigos de Viseu” é a principal mensagem da campanha, que visa fomentar comportamentos cívicos e ambientalmente responsáveis por parte de todos os donos de animais de companhia, em particular de cães.

“Os donos dos cães são responsáveis por proteger o meio ambiente e a saúde pública, através da higiene dos seus animais”, afirmou o Vice-Presidente da Câmara, Joaquim Seixas. “Neste caso cuidar bem do nosso cão é também respeitar todos”, defendeu.

Com esta campanha, o Município de Viseu procura também aumentar o registo e licenciamento de cães no concelho. As freguesias, responsáveis por esse registo, contam apenas 1800 cães no concelho, um número considerado muito inferior ao real.

Os munícipes que virem a realizar o registo do seu cão na junta de freguesia da residência beneficiarão da oferta de um kit de sacos para recolha higiénica de dejetos e da sua recarga.

“Estamos também a avaliar as necessidades de reforçar os dispensadores e contentores que existem na cidade e nos bairros habitacionais”, explicou Joaquim Seixas. “Criar uma cidade amiga dos animais e dos seus donos implica ter condições”.

O Município de Viseu renova, desta forma, um compromisso ativo na hospitalidade de animais de companhia, e o estimulo à adoção de animais abandonados através dos serviços de acolhimento disponíveis na cidade, como o “Cantinho dos Animais”, ao mesmo tempo que fomenta melhores condições de proteção ambiental e defesa do espaço público.

No lançamento da campanha, foi também apresentado o evento “My Pet Care”, organizado pela ALS Controlvet em parceria com o Jornal do Centro, e com o apoio do Município de Viseu, que terá lugar na cidade, a 3 de Julho, no Parque do Fontelo.

O evento, inédito em Viseu, irá proporcionar diversas atividades formativas e lúdicas gratuitas aos visitantes acompanhados pelos seus animais de companhia, assim como o contacto com serviços, dispositivos e cuidados de saúde e higiene, alimentação, treino, proteção ou sociabilização destinados a estes animais.

A iniciativa reunirá pelo menos 30 agentes e empresas do setor “pet” e espera receber 2000 visitantes, acompanhados dos seus cães e outros animais de companhia.